main
main

sábado, 29 de outubro de 2011

O poder das palavras! [Especial]

Boa noite a todos e obrigado por estarem desse lado para esta noite "quentinha", precisamente a um dia, de esfriarmos a cabeça a dois aprendizes que vão ter de abandonar o jogo.

Antes de darmos inicio a este "Especial" onde o vamos brindar a si (e aos concorrentes) com algumas novidades e surpresas, convém contar que o MAIS TVI esteve à conversa com Tozé Martinho e Rui Vilhena para que apadrinhassem este concurso. Da parte destes dois autores de novelas ainda não obtivemos resposta, até porque o pedido foi feito hà pouco tempo. De qualquer forma continuamos à espera de noticas e, quisá, no próximo Sábado já tenhamos algo para vos contar sobre o assunto.

O que temos já, já, já para vos revelar é que a Aproducons, a produtora responsável pela série "Irmãos de Sangue", vai abrir um casting para jovens actores no Porto (jovens entre os 17 e os 24 anos). Se quiser saber mais informações só tem de enviar um email para maistvi@hotmail.com e esperar por uma resposta da nossa parte.



O tempo passa a correr e é já amanhã (Domingo) às 21h00 que vamos ficar a conhecer o nome dos dois primeiros finalistas deste concurso. Rui Alves, Bruno Afonso, Nuno Paixão e Duarte Santos são os quatro primeiro aprendizes a experimentar as votações da 2ª fase d'"O Mestre"! E nós, temos novidades para lhe contar: a primeira diz respeito ao prazo de votação. Pois é, esta semana decidimos que os leitores podem votar até às 20h00 de Domingo (e não às 16h como de costume). Ou seja, tem agora mais tempo para escolher o seu preferido. A outra surpresa é que não serão apenas 2 a receber pontos da sua parte: no total, 3 dos 4 aprendizes vão ter pontuação que, como de costume, irá ser somada aos votos das equipas MAIS TVI e Aproducons.
Mais um motivo para não deixar o seu voto em branco! E, acredite: eles vão precisar. Então não é que o concorrente que ocupa, neste momento, o 1º lugar está apenas com mais 5 votos que o 2º?




E porque é de ficção que estamos a falar, está na altura certa de lhe divulgarmos a data de estreia da 2ª temporada de "Destino": a série escrita por Sérgio Alexandre (ThemcaLol) para o MAIS TVI! A saga de mistério tem estreia marcada para dia 3 de Dezembro. Uma prenda de natal para os fãs do blog que se deixaram conquistar pelo projecto...



Quando se fala da "Aproducons" há logo dois nomes que nos vêm a memória. O primeiro é "O Mestre" e o segundo chama-se "Irmãos de Sangue". Pois é, a 1ª série LGBT estreia brevemente na RTP1 e Hugo Felgueiras, o ex.concorrente da "Casa dos Segredos" acaba de se juntar ao grupo de actores que integram o elenco. A novidade aqui é que já se começou a pensar numa 2ª temporada...


Novidades contadas e surpresas (quase todas) reveladas, é altura de deixarmos falar os profissionais. Não, não vamos ler um discurso de André Penteado, responsável pela Aproducons, como de costume, e não, não vamos levar com um longo texto assinado pelo MAIS TVI! Vamos sim, dar voz a Tozé Martinho. Ele é autor de grandes sucessos nacionais e o responsável pelo "upgrade" da ficção nacional da TVI. Há uns tempos atrás o MAIS TVI esteve à conversa com ele para perceber como é a vida de um argumentista. Aos leitores interessa descobrir a essência do autor. Aos aprendizes é importante para o futuro...


Muita gente fala de "autores de novelas" como simples escritores. Porém parece que não é bem assim....Como é, realmente, a vida de um autor de ficção nacional? O que é melhor e pior nesta profissão?  
  Um Autor d Novela é um escritor mas com a especialidade específica nessa área. Escrever para Cinema ou para Televisão exige um profundo conhecimento dessas áreas. Mas também uma imaginação e uma criatividade dirigidas aos seus objectivos.

LOque pensa da ficção nacional? Acha que temos evoluido ou continuamos muito longe da boa ficção internacional? O que falta à ficção escrita em Português?
A Ficção Nacional tem sido bastante trabalhada. O que é preciso é apurar os melhores. E isso não é fácil, é muito difícil! Em meu entender, ainda faltam muitos passos... mas acredito que vamos a caminho! E no bom sentido!


A opinião de um autor conceituado como Tozé Martinho é sempre importante não acham? Mas atenção: ainda há mais para ver desta conversa interessante...mas fica para o próximo Sábado, sim? Vamos agora é desvendar o último mistério que temos guardado para si, nesta noite que antecede a descoberta dos primeiros finalistas. Preparados?

"O Mestre" tem como prémio final a garantia de que o aprendiz vencedor verá a sua série ser interpretada por actores de verdade e gravada (e editada) pela Aproducons. Porém, a produtora e o MAIS TVI quiseram fazer uma surpresa aos concorrentes. Pois é, para além do vencedor (que terá logo trabalho directo e entrada sem barreiras para a produtora) a Aproducons vai (re)pescar alguns dos aprendizes que ficaram pelo caminho (depois de terminado o concurso) para integrá-los também na equipa. Uma prova de que o fim do jogo é apenas o começo de tudo!



E pronto...está terminada a noite especial que tinhamos preparada para si! Amanhã (Domingo) é a grande noite. Queremos contar com a sua presença aí desse lado até porque vamos revelar o nome dos dois primeiros finalistas d'"O Mestre". Esta é uma das decisões mais importantes na história deste concurso.

Depois, já sabe, segue-se mais uma semana de amostras, um Sábado muito especial e um Domingo de revelações.

Nós vamos descansar e amanhã temos encontro marcado, aqui, às 21h00! Combinado? Agora não falte! Está escrito!!