main
main

domingo, 30 de outubro de 2011

Maria João das Semelhanças

"Ilha dos Amores", "Flor do Mar" e "Anjo Meu"! Três produções TVI que, em comum, têm muito mais do que se possa imaginar. Maria João Mira é a autora dos três sucessos acima referidos, algo que, se nota, não fosse a guionista tão agarrada a pormenores do passado.

Não acredita? Então repare:

  • Em "Ilha dos Amores" a pensão da Glorinha era o ponto de reunião da maioria das personagens. Algo que também acontecia na pensão das irmãs Cardosas em "Flor do Mar". Já em "Anjo Meu" a dita pensão chama-se "Versalhes" e, tal como em "Ilha dos Amores", tem um cafê e tudo!

  • Em qualquer uma das três novelas não falta um (ou uma) inspector(a) e, a avaliar pelas atitudes, bastante diferentes do estereótipo.

  • Na novela com cenário nos Açores, Mariana era uma rapariga jovem com mil e uma ideias selvagens na cabeça. Em "Flor do Mar" a personagem de Pedro Caeiro vivia sozinho com a filha e de "tolinho" tinha um bocadinho...Já em "Anjo Meu", Caracol faz, e muito bem, as vezes das duas personagens já aqui referidas.

Estas são apenas três das muitas semelhanças que unem, cada vez mais, as três produções da autoria de Maria João Mira. E o leitor? Lembra-se de mais alguma "coincidência"?