main
main

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

"As suas atitudes (Francisco Fonseca) só o prejudicaram" [Exclusivo]

A poucos dias de brindar a 2012, somos nós que o brindamos, a si caro leitor, com mais uma entrevista! Desta vez a convidada é Ines Costa, a Vera de "Morangos com Açúcar - Segue o teu sonho":

És muito jovem, no entanto, conseguiste integrar o elenco dos ‘Morangos com Açúcar’. Foi algo ponderado e planeado ou surgiu espontaneamente?
Foi uma tentativa bastante ponderada e planeada, desde que me lembro que quero fazer parte deste projecto e já tinha tentado mais que uma vez, mas foi agora que alcançei e a altura não poderia ter sido a mais ideal.

Portanto a representação é o teu sonho?
Sim claro, sempre foi!

Sendo apaixonada pela representação, já participaste noutros projectos ligados à àrea?
Sim já. A minha primeira participação foi nas ‘Chiquititas’, projecto da SIC, depois tive uma participação especial em ‘Cidade Despida’, projecto da RTP1 e mais recentemente, antes dos ‘Morangos com Açúcar’, participei na novela ‘Laços de Sangue’, projecto da SIC.
Por isso tens alguma experiência. Estudas ou alguma vez estudaste representação?
Pode-se dizer que sim, faço por isso. Já tirei um workshop de cinema e representação e já integrei o grupo de teatro infantil Animarte, mas em termos de estudos académicos ainda não.

Cada vez mais o mercado de actores em Portugal é mais restrito. Tens outra área que gostarias de ingressar?
Sim, o mercado está cada vez mais competitivo. Por conseguinte estou a estudar turismo mas sem duvida alguma que o que quero realmente fazer na minha vida é a representação e vou lutar para alcançar o meu sonho.

Quando soubeste que irias integrar o elenco dos ‘MCA’ como reagiste?
Bem, só de me lembrar arrepio-me, foi marcante... Lembro-me que apertei com toda a minha força a mão de um colega que estava ao meu lado e olhei por mim a gritar «yess!», foi surreal, não queria acreditar no que se passara... Só posso descrever esse momento como ‘um dos mais felizes da minha vida’.

Quando conheceste os teus colegas de trabalho, o que achaste?
Já os conhecia do tempo do workshop de dois meses e meio dos ‘Morangos com Açúcar’ que fizemos para chegar onde estamos agora, tirando os três mais novos (João Pacheco, Inês Seco e Afonso Lopes) e a Mafalda Portela que entrou posteriormente.
No meio de tantos actores, já criaste amizades para a vida? Com quem?
Claro que sim! Não consigo sequer ser selectiva, com toda a gente, desde todo o elenco, às equipas técnicas, à produção. Somos um grupo mesmo muito unido e muito forte!
Como descreves os bastidores dos ‘Morangos com Açúcar’?
Bem… Os bastidores são uma autêntica loucura, mas se não fosse como é, esta experiência não teria metade da piada!

Há algum momento passado com alguém do elenco que queiras partilhar?
Bem, há alguns dias eu, a Mafalda Portela (Tatiana Branco) e a Joana Vieira (Magda Franco) fomos a uma festa de Natal de meninos com deficiências mentais e só posso dizer que o momento mais especial foi ter uma das meninas a vir ter connosco e abraçar-nos a dizer que gostava muito de nós e que deliciava-se todos os dias ao ver-nos na televisão! Ficamos todas muito tocadas e emocionadas…
E sobre ti!? Apenas te conhecemos no papel de Vera Gomes, na série. Mas quem é a Inês Costa?
(Risos) Não somos muito diferentes, contudo posso dizer que sou bastante simples, protectora e convicta dos meus interesses!

E os teus gostos?
Uma pergunta interessante… Costumo ser “gozada” por não ser feminina como as outras raparigas. Sou um bocado suspeita por gostar de ginásio, de surf, de futebol... Posso dizer que não sou a típica menina vestida de cor-de-rosa (risos)!

Há pouco tempo soubemos do despedimento de Francisco Fonseca, Ivan na série. Como vês este assunto?
Fiquei muito triste... O Francisco tem tudo para ser um excelente actor, porém as suas atitudes só o prejudicaram, pode ser que depois deste acontecimento ele perceba que errou, e só isto que posso dizer!

Como procede agora a historia dos MCA sem ele?
Isso agora, é segredo… Vão ter que continuar a ver para crer !

Ultimamente pessoas de renome nacional como Luís Borges têm feito presenças na série...O que tens retirado dessas participações?
Acho que tem sido bastante gratificante tanto para nós como para a série em si, quanto mais diversidade houver melhor! Todos ganhamos!

Estas presenças irão continuar?
Espero bem que sim, com certeza que haverão mais surpresas durante toda a série…

O que podemos esperar da "Vera Gomes" daqui para a frente?
Podem esperar grandes surpresas dela, devido às pessoas com quem esta envolvida... E mais? Acompanhem!

Como lidas com os fãs? Com a popularidade?
Até agora tem sido muito tranquilo e sem grandes conflitos, ainda não sou muito abordada... Tirando os comentários normais, portanto é algo que tenho conseguido lidar com bastante calma!

Como sabes, dos ‘Morangos com Açúcar’ já saíram grandes talentos como Mariana Monteiro, João Catarré, Rita Pereira. Esperas que com esta experiência te possa projectar no mercado de trabalho?
Claro que sim, alias todos os actores que foram referidos já mencionaram os ‘MCA’ como sendo uma escola da vida tanto a nível pessoal quer a nível profissional, uma experiência inesquecível. Eu concordo plenamente e acho que só temos que aproveitar ao máximo esta experiência! Para que, em futuros trabalhos, possamos leva-la connosco!

O teatro e a televisão são distintas áreas da representação. Qual a tua preferência?
Devido à minha vivência em ambas as áreas referidas, acho que não consigo decidir... Para mim são situações completamente diferentes, mas ambas são importantes para mim!

Tens interesse por outras áreas de arte?
Claro que sim. Sendo a dança e o canto sendo as principais, para além da representação.

Como vai ser passada a passagem de ano?
Estou a planear com amigos, no norte do país!

Quero desejar a todos um excelente ano 2012, que seja ainda melhor que o ano 2011 e que todos os vossos desejos se realizem! Nunca desistam dos vossos sonhos, lutem até ao fim! Beijinhos grandes da Inês Costa e boas entradas!



Miguel Leão