main
main

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Aqui a opinião tem lugar!

No mundo da televisão como (infelizmente) em tantos outros, continua a haver para tudo dois pesos e duas medidas. A noticia de que a TVI poderá ser multada pela ERC num valor compreendido entre os 20 mil e os 150 mil euros, deixou-me em pleno estado de perplexidade. Não sou ninguém, nem tenho essa competência, para julgar as decisões da Entidade Reguladora para a Comunicação Social até porque concordo plenamente que a estação de Queluz seja punida pelo abuso excessivo da liberdade. Não concordo, no entanto, que tais medidas só sejam aplicadas aos reality shows ou tantos outros programas de entretenimento. Porque motivo são feitas queixas de um programa transmitido entre as 21h00 e as 02h00 e o mesmo não acontece quando as estações de televisão não se coibem de transmitir filmes com conteúdo sexual e de violência durante a tarde? Por exemplo: quantas vezes já transmitiu a TVI a saga "American Pie" (que pouco falta para apresentar sexo explicito) logo a seguir ao "Jornal da Uma"? E não me recordo de qualquer multa...

Na semana passada falei, neste mesmo espaço, da solidariedade que, tantas vezes, se esconde ao longo do ano e (re)surge como que por magia por altura do Natal mas o mesmo se podia aplicar à ERC. Não compreendo porque motivo passamos todo o ano sem ouvir falar do trabalho da dita Entidade e esta volta sempre "à baila" quando se transmite um reality show. Pergunto-me enquanto espectador se é só neste tipo de formatos que somos confrontados com sexo e violência em pleno horário nobre..

Isto não é, de forma alguma, uma critica ao trabalho da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (bem pelo contrário!). É apenas a minha opinião sobre a desigualdade, que se tem verificado cada vez mais, relativamente aos conteúdos transmitidos nos diferentes programas de televisão Portugueses. E o leitor? Qual é a sua opinião?

[Votos de um Feliz 2012!]