main
main

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A TVI é feita de pessoas!

E estamos em mais um final de ano. Dizem que o próximo é o último (...) por isso aproveitem bem, porque depois morremos todos. Ou talvez não. Mas como diria a nossa Tia Teresa... isso agora não interessa nada.


Portanto, agora é a hora de olhar para o que se passou no ano que finda e fazer zoom no rosto de 2011. Acho que não há dúvidas, e se as há serão já dissipadas.

Teresa Guilherme é a cara, o corpo, a voz, da TVI que marcou e se destacou em 2011. Depois de anos a fio longe dos écrans, a Rainha voltou para ocupar o trono, e até uma tiara os seus súbditos lhe ofereceram, como recompensa pelo seu reinado no topo das audiências.

Como em tudo há quem goste e há quem não goste de Teresa. Eu não gosto, por exemplo. Eu adoro, sou fã. Mas mesmo que não fosse, tirava-lhe o chapéu pelo seu trabalho. Ela não deixa nada em mãos alheias, ela não perde pitada do que se passa na Casa mais secreta do país, para depois esmiuçar os concorrentes no confessionário ao máximo, até à última palavra. Júlia Pinheiro não fazia isso, limitava-se a falar do que lhe contavam. Ai e tal, dizem vocês, não tinha tempo. Ai e tal, digo eu, paciência. Quando alguém se entrega a um projeto tem de arrecadar com os problemas e o trabalho. Teresa Guilherme dava e dá tudo para fazer o melhor, não deixando nada ao acaso ou para outros. Já diz o ditado, queres uma coisa bem feita? Fá-la tu!

E os deliciosos trocadilhos da “Tia”? Nisso ninguém a consegue bater. Ela liga os assuntos de uma maneira fabulosa -chamam a isto técnica British!

Ela canta, ela ri, ela chora. Ela é o que é e não esconde nada. Não criou uma personagem, não. A Teresa Guilherme da Televisão, nota-se, é a mesma Teresa Guilherme do dia-a-dia, fora do mundo mediático. E o público gosta disso, gosta de sinceridade.

Neste formato de programa, a apresentadora é sem dúvidas a melhor. Pode não saber fazer mais nada, mas isto ela fá-lo como ninguém o faz. E sem medo. Recordemos a gala em que “convidou” Susana a sair... o caro leitor acha que qualquer outro(a) apresentador(a) teria coragem? Certamente todos diriam (agora) que sim, mas poucos ou nenhum mesmo o faria. E porque o fez Teresa, pergunta. Porque não tem de provar nada a ninguém, porque não tem a carreira, o lugar em risco. Teresa já deu todas as provas ( e mais algumas!) que é a Rainha!

Enfim, 2011 é sem dúvidas o ano do reinado de Teresa Guilherme. Todos nós já tínhamos saudades dela. Quando se soube que seria ela a substituta de Júlia, muita gente ficou reticente... mas, a verdade, é que ela provou que está melhor do que nunca e que a menopausa não mora na TVI...

A rubrica "Zoom" está de volta na próxima semana e até lá aproveito para lhe desejar um bom 2012. E como diria o nosso mui caro Camões , não haverá ano novo, se continuarem a copiar os erros dos anos velhos!