main
main

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

"Portugal está mais tolerante"

Casa dos Segredos 2 foi o reality com mais situações de sexo em Portugal: quatro. Os pioneiros acham que Portugal está mais tolerante.


"Seria uma vitória se a Cátia ganhasse. Era o 'abaixo o preconceito'." Verónica, que participou na segunda edição do Big Brother, em 2001, e que protagonizou cenas de sexo com o actual marido, Sérgio, diz que "não vão apontar o dedo" a Cátia Palhinha por se ter envolvido sexualmente com dois concorrentes na Casa dos Segredos 2, a edição que teve mais situações semelhantes: quatro. "A Cátia é uma liberal. Ela já é coitadinha e o povo perdoa tudo aos coitadinhos. Apontam mais o dedo à Fanny, porque traiu o namorado sem trair. Já estive naquela situação e sei o que se vai passar, e eu traí efectivamente", afirma a ex-BB2.


Marta Cardoso e o ex-marido, Marco Borges, foram os primeiros a protagonizar uma cena de sexo, no primeiro Big Brother. Corria o ano de 2000, e as imagens de amor correram o País. "Naquela altura pensei que publicamente estaria morta naquele momento. Nunca me passou pela cabeça que fosse tão bem encarado", confessa a repórter de Casa dos Segredos. Marta considera ainda que os espectadores já "não se chocam" com as cenas escaldantes, uma vez que, em 11 anos, a mudança de mentalidades tornou "o sexo e a intimidade coisas normais". "Os portugueses não têm uma mentalidade fechada. Aquilo que se passa na Casa dos Segredos é uma brincadeira de crianças. Por isso, deixem-se de falsos moralismos", atira Marta Cardoso.
A repórter do reality show da TVI ressalva, no entanto, que a concorrente algarvia poderá ter esse comportamento por "ter necessidade de se sentir integrada": "A Cátia assumiu desde cedo a sua propensão para o sexo. Há uma série de circunstâncias que levam Cátia a fazer o que tem feito para se sentir integrada e aceite."

Verónica tem uma visão menos colorida sobre as cenas escaldantes. "Não posso achar piada a uma situação daquelas, não queria isso para a minha filha. Também fui martirizada por ter sexo em televisão", confessa.

Apesar de, 11 anos depois, continuar a fazer tabu sobre o que se passou debaixo do edredão com o actual marido, Telmo, Célia garante que "não faria" sexo oral num reality show. Mais: a ex-BB1 coloca até a hipótese de as situações serem simuladas. "Cá para mim, eles enganaram-vos bem", afirma Célia. A ex-concorrente, casada há dez anos com Telmo, não é espectadora assídua do programa da TVI, mas diz que "houve uma mudança de mentalidades". E, em tom de brincadeira, comenta o comportamento de Cátia Palhinha. "Há que cultivar o amor e o prazer."


Um artigo de Carla Bernardino e Raquel Costa na "Noticias TV" (DN)