main
main

domingo, 13 de setembro de 2009

"MORANGOS COM AÇÚCAR" - A verdade dos Mitos (2ª parte)

[Como prometido aqui fica a 2ª parte da grande entrevista feita em parceria com o blog O MUNDO DA TV!]











1) Muitos educadores apontam a serie "MORANGOS COM AÇÚCAR" como demasiado violenta, ou com cenas que não deveriam ser passadas! É da mesma opinião?
Eu confesso que já vi mais os Morangos com Açucar do que agora e nunca de uma forma muito contínua, no entanto daquilo que vi acho que sendo uma série que abrange uma faixa etária infanto-juvenil, existem cenas que poderão ser adequadas a uma faixa etária mais juvenil, pois já possuem outro tipo de entendimento e comprensão, mas pelo contrário serão inadequadas ao público mais infantil. Tenho conhecimento de pais que têm filhos pequenos e que gostam de ver a série mas que ficam sempre apreensivos em relação ao tipo de cenas que possam surgir e que não sejam adequadas à idade dos seus filhos. As crianças mais pequenas podem ter mais dificuldade em distinguir a ficção da realidade.

2) A serie MCA não serviu para ensinar mas retratar a vida actual! Acha que se exagera ou é mesmo a vida real?
Acho que em muitos aspectos poderá retratar a vida real mas noutros está um bocado a leste. Falta um pouco de coerência em certas personagens de condição económica mais baixa que parecem ter acesso às mesmas coisas que uma personagem mais abastada. Por exemplo, lembro-me de uma cena em que a personagem tinha mais 2 irmãs e o pai era taxista e mãe doméstica e aquela família não tinha muitos rendimentos, no entanto a personagem (um rapaz) aparece com uma t-shirt estampada a dizer a marca GOLA . Nesse instante perguntei-me, se aquela família não é muito abastada, usa o dinheiro no issencial e se o filho estuda e não trabalha, como poderá ter dinheiro para comprar uma t-shirt da GOLA. São estes pormenores mais materiais que pecam na credibilidade das personagens.

3) Os pais devem se preocupar com o que os filhos vêêm na televisao? Mais propriamente em relação aos Morangos?
Como já referi na questão 2, conheço pais que se preocupam muito com o que os filhos veêm nos Morangos com Açucar e conheço também quem proiba mesmo de ver a série porque acham os conteúdos da série inapropriados. Acho que os pais devem monitorizar aquilo que os filhos veêm na televisão mas claro, sem cair em exageros e sem querer colocá-los numa redoma de vidro criando a ideia que o mundo é feito só de coisas bonitas.

4) Devem os educadores acompanhar os filhos na visualizaçao da serie?Dependendendo das idades, sim devem acompanhar quanto possível a visualização, para que, se surgir alguma dúvida ou questão em relação ao que estão a ver, os pais possam esclarecer com naturalidade as coisas aos seus filhos.

5) Um miúdo que assiste a serie pode ser facilmente influenciado pelo que vê? Mesmo sabendo que aquilo não é certo e de que as personagens acabam sempre por sair "mal"?
Dependendo da idade e da sua personalidade, sim, poderá ser influenciável pelo que vê, tanto para o bem como para o mal. Há pessoas mais sugestionáveis e influenciáveis com o que veêm do que outras.

6) O que acha que confere o sucesso dos Morangos na TVI?
O sucesso da série, provavelmente dever-se-á à identificação que as crianças e jovens fazem com algumas personagens e com alguma temática ou situação de vida retradada na série.

Ana Carina Serra