main
main

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O poder das palavras!

Boa tarde a todos os leitores do MAIS TVI:
O concurso "O Mestre" está a fazer fervilhar a cabeça de todos os adeptos da ficção Portuguesa e cada concorrente tem de se expôr à critica de todos (nada contra, bem pelo contrário!!).

Acontece que, recentemente, fomos atingidos por dezenas de emails com queixas de plágio. Ora, é dificil responder a todos via email e, portanto, optamos por um esclarecimento geral:

Em primeiro lugar deixem-me frizar que, no 1º grupo, nenhum dos concorrentes foi afastado da prova pelo facto de algumas sinopses se parecerem com projectos televisivos já realizados em Portugal. Digo isto porque chegaram a pedir a eliminação de um concorrente (não interessa o nome) já que houvera outros aprendizes afastados da prova por apresentaram histórias semelhantes a "Olhos nos Olhos" ou "Morangos com Açúcar" o que é, totalmente, falso!

Outro ponto importante é o do conceito de plágio. Nunca, em terra alguma, alguém foi punido judicialmente por apresentar uma simples sinopse que se pareça com algo já existente! Não faz qualquer sentido acusar alguém de plágio quando apenas conhecemos aquilo que, em literatura, nos é fornecido na contra capa. Não quero com isto estar a criar qualquer tipo de rivalidade, apenas senti (enquanto coordenador deste projecto e enquanto defensor de todos os que nele participam) que precisava de esclarecer estes dois pontos já que não é fácil para os 16 concorrentes terem de levar com simples criticas quanto mais quando elas são infundadas e sem sentido! Por favor avaliem os aprendizes, critiquem o seu trabalho, mas respeitem cada um deles e a sua vontade de crescer enquanto argumentistas.


Sem outro assunto e com o desejo de que estejam a apreciar este projecto ("O Mestre"),
O administrador geral do MAIS TVI