[A entrevista que se segue é da exclusividade do MAIS TVI. Toda a entrevista foi realizada por Miguel Leão, responsável máximo pela rubrica "Mais Conversa"]
O convidado desta semana chama-se João Pedro Bernardes e é um estreante no mundo da ficção televisiva. Em "Morangos com Açúcar" dá vida a Bruno Freire, o aluno de Moda que dá "mais vida" à série juvenil em questão.
Antes de mais, queríamos-te agradecer a tua inteira disponibilidade para a entrevista.
Em primeiro lugar, gostaria de saber como foi o momento que te marcou mais em todo o teu percurso até chegares aos MCA?
Em primeiro lugar, gostaria de saber como foi o momento que te marcou mais em todo o teu percurso até chegares aos MCA?
O momento que mais me marcou foi o meu primeiro dia do workshop para a série. Não sabia o que esperar pois não sabia o que ia fazer nem quem iria conhecer. Foi nesse dia que me mudei oficialmente para Lisboa, afastando-me assim da minha família e amigos para ir atrás de um sonho que tenho desde criança. A sensação de realização de ir atrás de uma paixão foi incrível. Um momento que também me marcou imenso, foi o apoio incondicional da minha família e amigos. Sem eles, nada seria possível!
Como te sentiste quando te deram o “sim” para a tua entrada no elenco de MCA9?
Nem queria acreditar! Estava na casa da minha melhor amiga quando me ligaram dos Morangos a dizer que tinha ficado na série e que teria de aparecer no dia seguinte pela manhã nos estúdios para começar os ensaios! Foi um misto de sensações e sentimentos, nem sabia o que sentir nem o que pensar. Foi o realizar de um sonho de infância! Nesse dia fiquei em êxtase e só consegui adormecer de madrugada.
A tua participação na série foi pensada ou uma coisa espontânea e natural?
Eu sempre tive o sonho de fazer televisão, por isso sempre pensei em fazer o casting dos morangos. No dia do casting fui na desportiva, não importava se ficava ou não, porque o não é sempre garantido, ou seja, nunca iria saber se conseguia se não tentasse. Há medida que ia passando as várias fases de casting e workshop, mais vontade tinha de conseguir entrar na série. Dei sempre o meu melhor e não me arrependo de nada que tenha feito durante os 2 meses de castings e workshop.
Já tiveste alguma experiencia nesta área? Se sim qual?
Sim, mas não em televisão. Já fiz vários musicais por várias cidades em Portugal o que me ajudou bastante a ganhar um maior conforto em frente a um público e uma maior concentração relativamente aos variados “ruídos exteriores”. Na televisão não há o “público” mas há as câmaras e toda a equipa técnica à volta, e é preciso concentração para nos conseguirmos focar na personagem e não desviarmos a atenção para os tais “ruídos exteriores”.
O Bruno Freire é uma personagem muito complexa e, de certa forma misteriosa, conta como ele é realmente. O que podemos esperar dele?
O Bruno é um rapaz extremamente decidido, focado e determinado. Sabe bem do que gosta e não tem qualquer dúvida. Conhece-se muito bem e sente-se 100% confortável na sua pele, embora existam personagens que duvidem de muitas escolhas do Bruno. Existe um mistério especial em volta do Bruno que só irá ser revelado ao longo dos episódios. Para já ainda ninguém conseguiu conhecer verdadeiramente o Bruno Freire. Apenas uma coisa é nítida: a sua paixão por moda! O Bruno adora moda e luta com unhas e dentes para conseguir chegar onde quer no mundo da moda! Bruno quer ser estilista e vai fazer de tudo para lá chegar, apesar de todas as adversidades, humilhações e discriminações paralelas.
Como tem sido o desafio de interpretares uma personagem como o Bruno? O Bruno e o Pedro são muito diferentes ou, muito pelo contrário, têm características comuns?
O Bruno e o Pedro têm tanto de semelhante como de diferente. Por um lado somos os dois bastante dedicados e entregamo-nos de corpo e alma ao que mais gostamos de fazer, e é aqui que entra a diferença entre nós os dois, pois o Bruno é apaixonado pelo estilismo e pelo design de moda enquanto que eu sou apaixonado pelo mundo da televisão e do cinema. O Bruno é amigo do seu amigo, leal, corajoso e defende até à última o seu sonho. Nestes aspectos, eu, João Pedro, consigo identificar-me.
Como tem sido trabalhar com actores tão experientes como Heitor Lourenço, Luísa Cruz, Rosa Vila, entre outros?
Incrível! É qualquer coisa de brutal! Eles ensinam-nos imenso, e é uma aprendizagem constante! Mas com eles não é só aprender, até porque eles são tão bem-dispostos que parecem todos uns jovens como nós! Estamos sempre na brincadeira o que torna tudo ainda mais fácil. Mas claro, quando chega a hora de gravar e se ouve o “acção”, as brincadeiras ficam de parte e damos todos o nosso melhor para ajudar e facilitar o trabalho uns dos outros!
Esperas que este trabalho te traga novos projectos na área da representação? É ou não uma rampa de lançamento?
Eu espero que sim.. Esta é uma área que eu sempre gostei e espero ter a sorte de poder continuar a trabalhar nela! É uma paixão e poder acordar todos os dias e saber que vou fazer uma coisa que adoro é mesmo um sentimento indescritível.
Com o que te preocupas mais: com o que podes dar hoje ou o sucesso ou não do amanhã?
Sem dúvida que a minha preocupação reside no HOJE e no que posso fazer no dia de hoje para que seja o mais produtivo possível. Desde que entrei nos Morangos que me apercebi que não é preciso estar constantemente a pensar no amanhã e que devemos aproveitar o dia que estamos a viver e chegar ao fim do dia com o sentimento de realização pessoal e de que “não faria nada de diferente. Tive um bom dia”.
Não conhecemos muito bem o Pedro Bernardes, como és? Conta um pouco de ti!
Bom, eu sou um rapaz normal! Gosto de estar com os meus amigos, de sair com eles, de ir ao cinema, ir às compras… Tudo o que um jovem normal gosta! Felizmente, e ao contrário do Bruno, eu dou-me muito bem com a minha família e eles são tudo para mim. Sem eles não seria nada!
Uma palavra que eu penso que me define da melhor forma é PERSISTENTE, pois luto até ao fim para ter o que quero, nunca desisto e tento sempre ser optimista e pensar que tudo irá correr bem… porque se não formos optimistas ninguém o será por nós... Há que encarar as coisas como elas são, olhar com olhos realistas e perceber de que forma podemos lutar pelas coisas!
Já és reconhecido na rua? Qual vai ser a tua postura em relação a uma muito possível fama?
Sim, sou! E este cabelo também não facilita muito! Quando me abordam tento sempre ser simpático com as pessoas, e mostrar que sou um rapaz normal! A fama para mim é algo completamente secundário e não acho que esta deva “moldar” ninguém! Devemos sempre manter-nos fieis a quem somos e nunca esquecer de onde viemos! Como diz a expressão, “never forget your roots”.
.O que mudou na tua vida desde esta experiencia?
Muita coisa.. Tive de congelar a matrícula e mudar-me de malas e bagagens para Lisboa, onde estou a morar. A minha vida foca-se essencialmente nos Morangos, pois quando não estou em estúdio a gravar, estou em casa a decorar texto ou a organizar as cenas e episódios das semanas seguintes.
Desde que aqui estou tive a oportunidade de conhecer melhor a cidade de Lisboa, que gosto cada vez mais, e de conhecer também imensas pessoas da área da interpretação! Cada dia tem sido um dia, e estou a adorar cada vez mais esta experiência!
Ao decorrer da experiencia tens recolhido informação que te leve a seguir esta vida para sempre?
Sim, como disse tenho conhecido bastantes actores e pessoas da área e penso que isso será sem dúvida uma mais valia para uma possível carreira no futuro! O facto de morar agora em Lisboa também me tem tornado cada vez mais independente e um pouco de independência nunca fez mal a ninguém.. Só me vai ajudar a crescer enquanto indivíduo!
Que outra área para além da representação gostarias de aprofundar?
Para além da interpretação também gosto imenso da dança. Já fiz alguns musicais em que toda a peça consistia em números de dança. No entanto, gostaria de aprofundar outros estilos que não os que dançava nos musicais (Pop), como por exemplo Hip-Hop ou até mesmo danças contemporâneas.
Quais são os teus sonhos, objectivos, desejos futuros que não concretizaste mas que vais lutar por eles?
Depois de terminar os Morangos tenciono acabar o meu curso de Marketing, visto que só me falta completar um ano. E após o término gostava imenso de ingressar no conservatório dos Estados Unidos para aprofundar cada vez mais a arte da interpretação.
Revela-nos o momento mais insólito de todo o teu percurso nos MCA.
Sem muita dificuldade digo que foi a chamada telefónica que mudou a minha vida. Foi nessa chamada que soube que tinha ficado e que a minha vida iria mudar! Nem sabia o que sentir, foi um dos melhores momentos de toda a minha vida!
Qual é o balanço que fazes de MCA?
Aprendizagem e descoberta. São estas as palavras que uso para descrever tudo o que se tem passado até hoje. Aprendizagem, pois, como o vocábulo indica, todos os meus dias são dias de aprendizagem constante. E Descoberta, pois cada dia é um dia, e coisas novas acontecem. Acordo sempre com a curiosidade de “o que será que vai acontecer hoje?”. Tudo isto tem sido uma jornada inesquecível!
Com tanto tempo ocupado nas gravações e trabalhos de casa, resta tempo para a família, amigos e fãs? Como esta a ser esta nova fase da tua vida?
Sim, tem de restar! Como eu já disse a minha família é tudo e sempre que posso dou uma escapadela ao norte. Normalmente é na minha folga! Relativamente aos fãs, falo com eles via facebook na minha página de fãs (João Pedro Bernardes), onde partilho fotos dos bastidores e dou notícias do que se está a passar comigo!
Como lidas-te com a transformação estética de Pedro para Bruno?
Bem, por acaso. Claro que foi um choque quando vi o meu cabelo castanho claro passar para um loiro forte e berrante, mas já me habituei. Nos primeiros dias quando me olhava ao espelho assustava-me porque não me lembrava que tinha o cabelo completamente mudado, mas agora, com o passar do tempo, até já aprendi novas formas de moldar o cabelo.
Há algo que impulsionou a tua entrada no mundo das artes?
Sim.. Eu sempre gostei da representação, mas foi com a minha primeira peça de teatro que realmente me apercebi que queria fazer vida disto! Isto já foi há alguns anos, quando andava eu no 6º ano e fiz de protagonista na peça de teatro “O Rapaz de Bronze”. Foi sem dúvida um momento marcante na minha vida!
Sabemos que visitas com grande frequência o nosso trabalho, no blogue! Comenta o nosso trabalho!
Gosto imenso do vosso blogue pois é actualizado constantemente e contém sempre as melhores e mais úteis informações! Dou sempre lá uma espreitadela para ver o que se está a passar uma vez que pouco ou nenhum tempo tenho para navegar pela Net à procura do que tem acontecido na área. O blogue facilita-me imenso o trabalho. É como se diz, junta-se o útil ao agradável!
Raio X:
Uma curiosidade… Tenho pavor a qualquer tipo de insectos!
Comida Favorita… Lasanha
Bebida Favorita… Coca-Cola
Livro favorito… Harry Potter
Filme Favorito… Harry Potter
Virtudes pessoais… Ambicioso, determinado e focado.
Defeitos pessoais… Teimoso, orgulhoso e por vezes desconfiado.
Teatro ou televisão?... Televisão!
Campo, cidade ou praia?... Cidade. Adoro a confusão das metrópoles.
Dia ou noite?... Noite!
Obrigado pela entrevista, o Mais TVI deseja-te as maiores felicidades para a tua carreira profissional e tua vida pessoal!
Meus amigos, se vocês têm algum sonho na vossa vida façam tudo para o realizar! Nada é impossível! Sigam este lema de vida e sejam felizes porque “if you can dream it, you can do it”! (Se consegues sonha-lo consegues fazê-lo)


