main
main

domingo, 18 de abril de 2010

Segunda em "Repórter TVI"


Portugal continua a ser um dos países da Europa com maior número de infectados com o vírus HIV. Pensa-se que cerca de 35 mil pessoas possam estar infectadas. Um número inevitavelmente associado a um aumento dos comportamentos de risco.

A toxicodependência lidera as causas de transmissão da doença, seguida das relações heterossexuais que proporcionalmente têm aumentado. Só depois surgem as relações homossexuais, como causa da transmissão do HIV.

Longe vão os tempos em que a sida era quase sempre associada a homossexuais e prostitutas. Basta fazermos este simples exercício mental: quem é que não tem um amigo, um familiar, um conhecido, com sida?

Apesar disso, ainda se continua a discriminar.

São muitas as pessoas que têm que enfrentar a doença sozinhas, que foram abandonadas pela família e que tiveram de procurar ajuda na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Mais de 1200 doentes encontraram ali tudo o que precisam para recomeçar do zero, incluindo uma casa para viver. O Estado a cumprir no que deve cumprir, com um trabalho de solidariedade verdadeiramente extraordinário.

"Até Amanhã" é uma reportagem da jornalista Ana Leal, com imagem de Gonçalo Prego e montagem de Miguel Freitas, que fala de afectos, da indiferença, da discriminação, daquele abraço que muitos de nós ainda não demos.