main
main

domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril SEMPRE


É uma das datas mais importantes, senão a mais importante, do calendário Português. O 25 de Abril de 1974 marcou a passagem de um regime ditaturial para um regime democrático.
A luta pela liberdade foi dificil mas pacifica.
36 anos depois da revolução dos Cravos é altura de repensar o poder da palavra Liberdade! Confesso que, actualmente, não consigo ver esta data com olhos de alegria. Vejo - a como um projecto que poderia se ter mantido, mas que começa a fugir aos poucos das mãos dos Portugueses.
Vão me perdoar, mas tenho de fazer esta ponte com a TVI. Afinal isto é um blog sobre a estação de Queluz e este artigo não faria sentido sem existir qualquer ligação com o dito canal. O que me pergunto hoje é: Faz sentido falar em Liberdade de Expressão nos dias que correm?
Claro que não estamos nem a um quarto daquilo que se passava no regime de Salazar, mas já se começa a notar, aos poucos e a meu ver, um pouco da ditadura, principalmente no que à imprensa diz respeito. Tudo isto remete - me logo para o caso do "Jornal de Sexta - Feira" que ainda hoje se discute no parlamento! E mais uma vez me pergunto: terá sido este um caso de falta de liberdade de expressão? Ou melhor: fará sentido continuar a debater um assunto, que embora importante, todos nós sabemos como irá terminar?
Perguntas e mais perguntas que ecoam na minha cabeça de cada vez que ouço gritar: 25 de Abril SEMPRE!
O planeta Terra não durará sempre, o Sol não estará SEMPRE "vivo", os "Morangos Com Açúcar" não estarão SEMPRE no ar...E o 25 de Abril?
[O artigo apresentado acima trata - se de uma reflexão. Não visa ofender ninguém, nem colocar em causa qualquer regime! Apenas se trata de uma reflexão baseada em perguntas que continuam sem resposta, tal como se comprova no final. Apenas foi postado pois não queriamos deixar passar esta data sem realizar mos algo diferente. Agradece - se portanto o respeito por parte dos leitores]