main
main

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Bau de Recordações

O "Big Brother" foi um reality show criado pela Endemol e com grande sucesso por todo o mundo. Em 2000 os direitos do programa foram propostos á SIC que os recusou. Assim a TVI, liderada por Moniz, compra - os lançando o reality show a 3 de Setembro do mesmo ano.

Há quem diga que esta decisão da SIC em rejeitar o formato, foi o ponto fulcral que a fez perder a liderança. 2000 marcou então o inicio da liderança de Queluz.

Durante 120 dias, 12 pessoas moraram no mesmo espaço, longe de tudo à sua volta, mas vigiados por todo o país. Apresentado por Teresa Guilherme a casa mais famosa do país viveu 4 edições anónimos e ainda 2 de famosos. Os resultados foram sempre fantásticos porém com tendência para diminuir de temporada para temporada.







Zé Maria foi o primeiro vencedor do reality show e portanto o último a sair da casa na 1ª edição. Batiam as 12 badaladas do dia 1 de Janeiro de 2001 quando o jovem encontrou os familiares cujo rosto não via há 120 dias.

A 2ª edição foi ganha por Henrique, o famoso Icas que sonhava em ser Padre.

Já a 3ª edição marcou a vitória feminina no mundo do Big Brother! Catarina sagrou - se vencedora a 1 de Janeiro de 2002.

A ultima edição de anónimos foi ganha pelo Fernando (o Nando) em Janeiro de 2004.

Em 2002 logo após o exito de Catarina, Moniz decidiu reformular o reality show criando o "Big Brother Famosos". Daí saiu Ricardo Vieira e Victor Norte como vencedores.







Este formato deu muito que falar e mexeu pela primeira vez sem tabus em Portugal, em questões como a privacidade, sexualidade etc...

Saidas e entradas chegaram mesmo a ser alvo de aberturas de Telejornais e directos consecutivos. Quem não se lembra do dia em que o Marco agrediu a Sónia (ainda na 1ª edição) e o Jornal Nacional abriu com essa mesma noticia.

A TVI criou mesmo um canal que transmitia 24 sobre 24 horas a vida na casa. Foi a loucura dos reality shows a entrar em Portugal e a TVI a aproveitar para iniciar aquela que viria a ser uma longa carreira de liderança!