main
main

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

"Uma Conversa Com...Alexandra Borges"

Caros Visitantes:

É com muito prazer que vos apresento a 2ª grande entrevista EXCLUSIVA do Mais TVI. Depois de Pedro Fernandes, a nossa entrevistada foi a grande Jornalista Alexandra Borges. Quem costuma acompanhar todas as novidades TVI, sabe que esta mesma profissional já venceu inumeros prémios nacionais e internacioanais. Autora de reportagens como "TampoMania", "Gemeos á Força" e ainda de "Filhos do Coração" - esta ultima que transgrediu para uma das maiores campanhas de solidariedade que Portugal inteiro já viu. Aqui fica então a entrevista que tive muito prazer de fazer. Resta me agradecer á Alexandra Borges a disponibilidade e simpatia que demonstrou para com a equipa MAIS TVI, e ficar á espera que vocês, leitores, gostem:



Alexandra, antes demais é um prazer estar a fazer esta entrevista. Falar da Alexandra Borges é como falar de jornalismo imparcial, seguro e correcto. São estas as bases que gerem as suas reportagens?
Não só…também acredito num jornalismo que quebre a indiferença porque ela mata e mata-nos aos poucos. Um jornalismo contra a indiferença também agita consciências.


Alexandra é impossivel não falarmos de "FILHOS DO CORAÇÃO" não é? Como surgiu a ideia?

Tudo começou após ter lido um artigo do NyTimes da jornalista que não me deixou indiferente…depois a vontade de querer ver tudo aquilo pessoalmente foi mais forte porque, honestamente, nunca acreditei que existisse escravatura infantil em pleno sec.XXI….

Emocionou - se alguma vez durante a reportagem?
Várias vezes…muitas vezes e ainda bem porque no dia em que me tornar insensível é porque está na hora de mudar de profissão. Não acredito no jornalismo “papagaio” que é o que eu chamo aos jornalistas que ainda acreditam na objectividade pura e dura e que acaba por se tornar meros mensageiros sem capacidade critica.


Estava á espera que a dita reportagem tomasse dimensões tão grandes?
Não pensei nunca nisso …. Foi bom perceber que o povo português ainda não perdeu a capacidade de se indignar…mas continuo a achar que anda muito adormecido e desmotivado!


Ficou amiga das crianças que a TVI e quem se aliou á causa libertaram?
Claro…e vou ficar atenta ao seu futuro embora quem tem a responsabilidade do vigiar seja a ONG americana Touchalifekids.


O que a "prende" á estação de Queluz?
Nada… a única coisa que me prende é o jornalismo que eu amo….como costumo dizer, não tenho um trabalho, nem um emprego…tenho um privilégio e ainda me pagam por isso!


Qual foi a pior ou a mais dificil reportagem que já fez? Porquê?
O Gana…porque como me dizia o Zé eduardo Moniz “há reportagens que marcam a nossa vida e não sabemos explicar porquê!”…eu acrescento que, não mudou só a minha vida mas a de muitos Portugueses que não quiseram ficar indiferentes!


E a melhor?
Não consigo referenciar nenhuma. A acreditar nos prémios que ganhei em Portugal e no estrangeiro foram a GR “Infância Traficada” e a GR “A vida de Rita” onde acompanhei uma mulher incrível nos últimos dias da sua vida nos cuidados paliativos do hospital da luz….e a Rita partiu deixando um testemunho único!


Jornalismo sempre foi o seu sonho desde pequena?
Qualquer profissão que tivesse a ver com a comunicação…o jornalismo foi uma paixão de toda a vida.


Por fim gostariamos que participasse no nosso pequeno "jogo de natal": Que presente ofereceria a:


* TVI Massa crítica


* MAIS TVI… mais massa crítica e capacidade de indignação


* José Eduardo Moniz…um canal de TV Independente


* Todos os que participaram (com musica, campanha ou doaçao) na missão "FILHOS DO CORAÇÃO"? …a felicidade que merecem


Quer deixar alguma mensagem de natal para quem nos vê?

Neste Natal…Marquem a diferença…juntos somos muitos!




É com esta frase, que em tudo nos diz respeito, que encerramos a 2ª grande e EXCLUSIVA entrevista do Mais TVI. Não perca brevemente, um novo entrevistado e uma nova entrevista!