main
main

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sobe e Desce - Estreia

"Sobe e Desce" é a nova rubrica do MAIS TVI. Aqui, todas as semanas (salvo algumas excepções em que a postagem do mesmo seja impossivel - por um simples factor que se chama vida pessoal, factor esse que nós (bloguistas) também temos) vamos ter em analise 2 programas (da TVI, SIC ou RTP), um que, a nosso ver, teve uma subida ou vem tendo durante a semana passada e outro, que terá descido bastante (Por vezes não só a nivel de audiencias mas de qualidade).



Assim para a estreia destacamos "O preço Certo" e "Uma Canção Para Ti".

Desde 2002, que os finais da tarde da RTP são passados a "adivinhar" preços e mais preços. Pois é, o programa que actualmente é apresentado por Fernando Mendes já está no ar há quase 8 anos. Embora tenha andado ligeiramente "apagado" o concurso tem tido nas ultimas semanas subidas astronómicas tendo já, por varias vezes, atingido o TOP5 do dia. Bem, não há qualquer duvida que "O preço Certo" é mais uma prova viva da possibilidade de sucesso de um formato mesmo com bastantes anos em cima (tal como "Morangos Com Açúcar" - com 7 anos já feitos). De realçar porém, que muito do sucesso do programa se deve á apresentação. Fernando Mendes é talvez um dos apresentadores portugueses com maior competência e capacidade de improvisação, o que é louvável. O futuro do concurso ainda é uma incógnita mas, pelo menos durante o ano de 2010 vai continuar a ser o trunfo da RTP1 para combater a "morangada" da estação de Queluz.

Dezembro de 2008: nasce o novo programa de entretenimento da TVI. Apelidado de "Uma Canção Para Ti"e com apenas 5 galas tornou - se um sucesso tremendo como há muito não se via na televisão Portuguesa. Tal sucesso levou á estreia, meses depois, da 2ª edição do mesmo programa, porém desta vez com não um, não dois, mas 3 grupos de 12 jovens cantores. E mais uma vez, a TVI viu Julia Pinheiro e Manuel Luis Goucha alcançarem a liderança nas noites de Domingo. Pois é, o pior acontece em Setembro. Com um flop - "Nasci Para Cantar"- e a SIC a preparar uns arrasadores "Idolos", Bairrão optou por realizar a 3ª serie de "Uma Canção para Ti". Se antes o programa tinha sucesso, a 3ª edição veio deitar tudo por terra. Actualmente o programa tem vindo a baixar os niveis de audiências e as polémicas sucedem - se de semi - final em semi - final. Uma derrota para a TVI? Penso que não...talvez apenas uma Lição ou um Aviso!