main
main

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Recordar 2009 (ESPECIAL MAIS TVI)


Daqui a poucas horas entramos em 2010 e a TVI deixa 2009 com mais uma liderança consecutiva. Mas para trás ficaram muito momentos que hoje vamos recordar.


O ano de 2009 foi marcado pela estreia do novo canal de informação TVI 24. No dia 26 de Fevereiro ás 21h00 a estação de Queluz celebrava o tão aguardado nascimento do canal 7. Estava concretizado um dos grandes sonhos de José Eduardo Moniz.


Nesta altura "O preço Certo" da RTP1 começava a ultrapassar a 6ª serie de "Morangos Com Açúcar" e Moniz não iria deixar para trás a liderança deste horário. Surge assim "Feitiço de Amor" em dose dupla (ás 19h00 e ás 22h30). Mais uma vez se prova a capacidade da TVI de fazer contra - programação e logo com a novela de maior sucesso. Foi também neste momento que o director geral da TVI pediu um alargamento da novela que teria o seu final para Fevereiro alargando - se para 11 de Maio.


No preciso dia, a TVI estreava a aposta que se iria tornar mais tarde um autentico fenómeno. Trata - se de "Deixa Que Te Leve" em que Mariana Monteiro se estreava como actriz. 11 de Maio foi uma data de sucesso para Queluz que atingiu uma elevada audiência.
Meses antes dessa estreia, a 29 de Março estreava a 2ª edição do grande sucesso "Uma Canção Para Ti" que acabaria meses mais tarde com a vitória de David Gomes. Manuel Luis Goucha e Julia Pinheiro anunciavam então o fim desse formato que foi um dos maiores sucessos de sempre da TVI.


Julho marcou o final de Equador, o final de "Olhos nos Olhos" e a estreia de "Sentimentos". Esta ultima que tanto tinha sido anunciada acabara por se tornar o novo flop da TVI.


Agosto foi um mês bastante turbulento em Queluz. Com o fim de "Uma Canção Para Ti" e a estreia de TGV na SIC, Moniz viu - se forçado a criar um novo programa para a mais recente aquisição: Herman José. Estreia assim "Nasci Para Cantar" conduzindo ás continuas derrotas da TVI aos Domingos.
Logo no inicio do mês, José Pedro Vasconcelos recebe a noticia do novo projecto "Apanha - me se Puderes" mas viu o seu programa ser colocado no horário pós - meia noite levando ao seu final precoce.
Mas se Agosto já era o que era, a saída de Moniz da TVI e a sua ida para a Ongoing Media foi a gota de água. Dia 5 de Agosto o país acordava com a noticia que iria marcar o resto de 2009. Bernardo Bairrão recebia agora o cargo de Moniz, que deixava ao novo director todos os projectos para o resto do ano assegurando assim a continuidade do seu percurso.


Em Setembro "Você na TV" estreia o novo estudio, mais largo, mais colorido e com a mesma animação de sempre.
Mas a polémica viria a ser instalada dias depois com a suspensão do Jornal de 6ª, provocando um burburinho entre a televisão e a politica que ainda hoje se tenta desvendar.
A poucas semanas do inicio do ano lectivo, Bernardo Bairrão surge pela primeira vez na apresentação de um projecto, desta feita, a nova série de "Morangos Com Açúcar" totalmente renovada! Um projecto Moniz que se tornou um fenómeno e devolveu à marca MCA os valores atingidos no passado (tendo em conta que os valores da 5ª e 6ª série ficaram um pouco áquem do esperado).


"Nasci Para Cantar" acaba com Herman José a despedir se temporariamente da televisão! A SIC anuncia "IDOLOS" e a TVI teme o formato e portanto, feito acima do joelho, Bairrão anuncia a nova edição de "Uma Canção Para Ti" cujos valores ficou muito áquem dos das anteriores edições.
"Flor do Mar" chega ao fim com valores de audiências bastante bons e dá lugar a "Meu Amor" novela anunciada desde finais de Agosto.


Em Novembro a TVI estreia a nova série de humor "Ele é Ela" que se destaca durante as primeiras semanas mas acaba por descer nas semanas seguintes.


Dezembro marca a revelação do regresso dos D'ZRT ao mundo da música, as subidas ao top de "Morangos Com Açúcar 7" e a estreia de "Portugal de Olhos em Bico" que só contou com 3 programas tendo visto o seu fim antecipado.
Para festejar o Natal a TVI conduziu as galas de Natal e "Há Festa".
Estreias de Cinema, os especiais "Morangos Com Açúcar", os momentos finais de "Deixa Que Te Leve", o reencontro de Mel e Bernardo em "Meu Amor" e o final de "Uma Canção Para Ti" marcam o Natal e o final de 2009.



Com altos e baixos a TVI consegue conquistar o 5º ano consecutivo de liderança.


Obrigado pela sua preferência!


TVI 2009 - Uma televisão feita por si!