main
main

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Aqui a opinião tem lugar

Boa noite! Segunda - Feira foi o dia em que a TVI terminou mais uma ronda de novas apostas. Depois da Informação e do Entretenimento, chegou a vez de renovar a Ficção.

Foi anunciado como um autentico "Remédio Santo" para as audiências do canal, mas em 2 dias de exibição já deixou mossas no horário nobre. A culpa não lhe está associada directamente já que o ponto negro continua a ser "Anjo Meu" que tem perdido as asas com o seu novo horário.

A nivel de conteudos, esta é a ordem perfeita para os 3 produtos de ficção da TVI: "Remédio Santo" é a uma novela de humor e precisa de captar o público mais jovem que está acordado a essa hora, enquanto "Anjo Meu" tem como público alvo uma faixa etária mais elevada podendo prolongar - se durante a noite. Já "Sedução" é uma novela para um público mais exigente que não se importa de ficar acordado até mais tarde para ver esta grande produção. Sim, uma coisa é certa: depois de tantas vezes criticada pela homogeneidade das suas novelas, finalmente a TVI tem em horário nobre 3 produtos muito diferentes e arrojados.

Talvez por isso, (e por "Laços de Sangue" se poder encaixar perfeitamente no antigo genéro de ficção da estação de Queluz de Baixo) as audiências no horário nobre estão agora sobre risco. E o maior problema é que até Setembro nada há a fazer, a não ser que a TVI arrisque estrear "The Million Pound Drop" (o concurso de cultura geral comprado por João Cotrim Figueiredo) ainda antes do Verão como forma de aliviar os maus resultados da ficção.

E, sejamos claros: na concorrência só há um programa a temer - "Laços de Sangue", já que lá vão os tempos em que "Peso Pesado" fazia tremer a estação apoiada pelo MAIS TVI! Muito sinceramente não consigo encontrar grande solução para a subida da SIC no horário nobre, até porque empurrar "Remédio Santo" para o 2º horário, nesta altura, seria matar a produção, tal como foi feito (erradamente) com a trama de Rui Vilhena.

Vai demorar tempo a convencer os Portugueses da sua nova Ficção e até lá penso que nós, fãs da TVI, ainda vamos sofrer "as passas do Algarve". Porém, chegará o dia em que Portugal se deixará seduzir por esta nova maneira de fazer "novelas" em Portugal!

É que os tempos de "Feitiço de Amor", "A Outra" e "Ilha dos Amores" chegaram ao fim com o encerramento da era "Espirito Indomável"! Dizem os Filósofos que a crise traz mudanças! Vamos acreditar....