
O director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, poderá abandonar o cargo nos próximos dias e integrar a administração da Ongoing, que quer comprar 30% da Media Capital à espanhola Prisa, conforme avançou ontem o jornal ‘Expresso’. A festa de ontem à noite da TVI, no Algarve, poderá ter sido a sua primeira e última enquanto responsável da estação.
"Para se contratar alguém, é necessário que esse alguém saia do sítio onde está. Se ele [Moniz] sair, a TVI terá obviamente de anunciar à CMVM", diz ao CM fonte da administração da Ongoing.
"Dizem que o Moniz é o fruto mais desejado. Por isso, é natural que muita gente o queira," acrescenta a mesma fonte ao nosso jornal. Já sobre o negócio da compra de parte da estação de Queluz, a mesma fonte garante: "Ainda não comprámos a Media Capital (MC)". A efectivar-se, o negócio do grupo liderado por Nuno Vasconcellos representa um investimento na ordem dos 112 milhões de euros.
José Eduardo Moniz, que recentemente mostrou a intenção de trocar a TVI pela presidência do Benfica, poderá vir a integrar a administração da empresa de Nuno Vasconcellos, ficando responsável pela área dos investimentos internacionais. "Temos um projecto para a lusofonia ambicioso", declara a mesma fonte ao CM. Até ao fecho desta edição, tentámos chegar à fala com Moniz, mas sem êxito.
GRUPO QUER ENTRAR NO BRASIL
A Ongoing está representada em Angola e quer agora lançar-se na imprensa brasileira. O fecho do jornal económico ‘Gazeta Mercantil’ "abre uma hipótese muito interessante," admitiu ontem à Lusa o vice-presidente do grupo, Rafael Mora. Mas não será projecto para "antes do fim do ano".
Entretanto, o CM apurou que a Ongoing fez, recentemente, uma proposta a Balsemão, no sentido de reforçar a sua posição na Impresa, que é neste momento de 22%. O grupo liderado por Nuno Vasconcellos continua interessado em ter um canal de TV.
MAIS DADOS
REFORÇO
Aquisição de 30% da Media Capital, com opção de compra de 49,9% do capital.
INVESTIMENTO
Os 112 milhões de euros de investimento deste negócio é inferior ao valor que a PT estava disposta a pagar.
TÍTULOS
A Ongoing adquiriu, há um ano, o ‘Diário Económico’ e o ‘Semanário Económico’. Em parceria com a Score Media lançou, em Angola, o jornal ‘Expansão’.
TELEVISÃO
O grupo de Vasconcellos está a criar um canal de TV dedicado à Economia. O investimento rondará os 2,5 milhões de euros.