main
main

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Saiba TUDO sobre a nova TVI24

É já na próxima segunda-feira que o canal informativo de Queluz vai sofrer uma reformulação total. Com nova imagem, novos programas e novas caras, a nova TVI24 vai surpreender... e o Mais TVI conta-lhe tudo!


O nosso blogue começa-lhe por mostrar, em primeira mão, o documento apresentado à imprensa para a informação da remodelação:
"Este é um novo tempo.
Este é o nosso tempo.
Um tempo que muda permanentemente.
TEMPO, a maior inquietação da redação da TVI e que nos exige uma outra forma de informar.Por isso, em 2012, a TVI24 tem uma nova ATITUDE.A TVI24 passa a ser o canal informativo onde as noticias e a opinião não perdem tempo. Com rapidez, eficácia,
rigor, vamos dar-lhe a noticia em primeira mão. E em atualização contínua.
Reorganizámos equipas e meios, para garantir a melhor informação.
Mudámos procedimentos, para assegurar a informação verdadeiramente em tempo real.Na TVI24, as noticias são AGORA. Porque é agora que os factos se passam, porque é agora que as opiniões se exigem, porque é agora que a informação é necessária.Agora, a TVI24 torna-se no MAIOR ECRÃ MULTIMÉDIA do país, onde os espectadores são informados pelo que
veem, ouvem e leem. Tudo isto em permanente e absoluta atualização em antena, no site e nas apps em que a TVI é pioneira.É aqui que todos podem esperar ser informados pela vertiginosa sucessão das notícias. Além das imagens, encaramos esta área do ecrã como um verdadeiro canal de notícias, ao minuto, com total e permanente atualização da informação, em Portugal e no mundo.
Mudamos, para dar resposta ao nosso tempo e à pressão do tempo.Mudamos, com atitude.Mudamos, agora."

Mas não ficamos por aqui. Com esta reformulação, o espaço "Notícias" regressa com poucas diferenças. "Com reportagem, comentário, opinião, debate, espaço para rubricas diversas", a atualização da informação ficará a cargo de Rita Rodrigues, Lurdes Baeta, Paula Magalhães, Carla Moita, Paulo Salvador, Paula Costa Simões e José Carlos Araújo durante a semana, e com Marcos Pinto, Ana Filipa Nunes, Jorge Nuno Oliveira e Susana Bento Ramos, ao fim-de-semana. Já o "Discurso Directo" continua na grelha da TVI24, com o objetivo de "dar voz aos espetadores". A edição da manhã é apresentada pela jornalista Paula Magalhães e a de tarde tem como cara Lurdes Baeta. Também o "Diário da Manhã" sofre com esta reformulação. A principal é a saída de Patrícia Matos para a entrada de Ana Sofia Cardoso, que se junta a Frederico Mendes Oliveira para lhe dar as conhecer as primeiras notícias do dia. Por fim, e no que toca à informação diária, o jornal "Última Edição" extingue-se e é substituído pelo "25ª Hora": "Para nós, o dia não tem apenas 24 Horas. Reunimos jornalistas, comentadores e reportagens porque acreditamos que as notícias da noite não são apenas as notícias do dia. Com o comentário regular e influente de Fernanda Câncio, Helena Matos, António Peres Metello, João Pereira Coutinho e Maria João Avillez. Nesta hora, há tempo para ousar: a crónica diária «O jardim das notícias» marca o regresso de Victor MouraPinto à televisão. Um espaço diferente, no nosso tempo. É a aposta numa desafiante leitura diária da atualidade: o jornalista Victor Moura-Pinto assina esta crónica diária que dará um sentido especial às 24 horas de cada dia e também aqui se perceberá porque lhe chamamos 25ª Hora - porque encontramos material extra e extraordinário para encerrar cada dia!
A viragem de um dia para o outro acontece, também, na revista de imprensa que olha, em primeira mão, para as notícias que os jornais portugueses publicam no dia seguinte e na análise da atualidade internacional, com uma atenção invulgar na televisão portuguesa. Encerramos a 25ª Hora com a síntese da opinião mais marcante produzida ao longo do dia, na antena da TVI24, com os protagonistas da atualidade e os comentadores convidados. Porque todos foram importantes."
, explica a direção do canal no referido documento disponível para a comunicação social. As caras deste novo espaço são surpreendentes: João Maia Abreu regressa ao papel de pivô para apresentar o "25ª Hora" de segunda a sexta-feira e Jorge Nuno Oliveira informa-o aos sábados e domingos.

Para além dos programas diários, a TVI24 tem ainda a habitual informação semanal. Fique por aí e saiba tudo, já de seguida, no Mais TVI. Relembro que estas informações estão a ser avançadas pelo nosso blogue em primeira mão!

Dúlio Silva