main
main

domingo, 29 de janeiro de 2012

Jorge Gabriel comenta "as manhãs da TV Portuguesa" [EXCLUSIVO]

Jorge Gabriel é um dos maiores nomes da televisão Portuguesa mas em anos de trabalho nunca pisou os palcos da estação de Queluz.

O MAIS TVI fez-lhe o convite para estar esta noite na nossa companhia e comentar connosco as manhãs dos três canais.

A entrevista que se segue é um exclusivo do blog...



O Você na TV é, como provam as audiências, o programa da manhã mais visto. No geral, os conteúdos do programa da TVI são diferentes do da RTP1. Qual acha ser o motivo da "vitória"?
A pergunta encerra, em certa medida, a resposta possível. A maior parte dos temas e convidados do programa são de outros formatos vencedores da TVI, o que lhe aufere uma dinâmica de vitória, em vários aspectos, muito semelhante ao que sucedeu quando a SIC dominava as audiências durante a vigência de Emidio Rangel.

Já o programa de Júlia Pinheiro, mais semelhante ao Você na TV, é o maior derrotado. Qual acha ser o motivo, visto que ambos os programas abordam assuntos semelhantes?
Acaba por ser a mesma razão que leva a que os resultados sejam esses. O publico daquele horário é mais conservador nos seus hábitos e é menos volúvel.

A Praça de Alegria é o talk-show da manhã mais antigo e ainda continua a ter bons resultados, no geral. Qual o segredo?
A Praça mantém uma estratégia de divulgação que garante a uma determinada franja da sociedade portuguesa a possibilidade de ser conhecida e devidamente divulgada. Esse é uma das obrigações do serviço publico de televisão.

O que acha que o público gosta de ver nas manhãs?
A questão não pode ser tão redutora. É evidente que a preocupação do programador de televisão é agradar ao maior numero de telespectadores possível. Assuntos relativos à actualidade, de preferência do gosto feminino devem constar no topo da lista das prioridades dos conteúdos matinais.

Qual o público que vê a Praça da Alegria e o Você na TV? Há diferenças?
Há diferenças que são paralelas aos restantes horários dos respectivos canais. O publico da RTP é mais velho e mais conservador.

Já foi colega de Manuel Luís Goucha na RTP, apesar de nunca terem trabalhado juntos. Qual a sua opinião relativamente ao seu trabalho na TVI?
Acho um profissional com características próprias, de valor e com mérito.

 No geral... o que acha dos talk-shows das manhãs na televisão portuguesa?
Acho que a substancial diferença dos nossos programas para os internacionais reside nos meios à disposição. Tratam-se de produções incomensuráveis a nível de orçamento. Essa disponibilidade económica possibilita-lhes atingir níveis de espectacularidade que jamais serão conseguiremos.