main
main

sábado, 2 de abril de 2011

Atenção: Isto não é só conversa....


Boa tarde! Uma semana depois cá estamos nós de volta para mais um momento de conversa com rostos TVI. Esta semana a nossa convidada é Sofia Ribeiro. Ela é uma das actrizes mais talentosas da sua geração e a TVI tem lhe dado os papeis mais interessantes da ficção Portuguesa. Hoje ela conta - nos tudo, em exclusivo.

Quem era a Sofia antes de entrar nos "Morangos com Açúcar" em 2007? Que sonhos profissionais tinha?

Antes de me ter apaixonado pela representação com a minha participação nos "Morangos"... era,como ainda sou, (Risos) uma rapariga normal igual a tantas outras.Estudava, trabalhava como modelo e ainda não tinha percebido muito bem qual o meu caminho.

A Sofia entrou na 4ª temporada de "Morangos com Açúcar". É, portanto, normal que tenha verificado que muitos dos talentos lá descobertos acabaram por brilhar nos ecrãs da TVI, mais propriamente na ficção nacional de luxo. Alguma vez durante as gravações da série imaginou que iria seguir as pegadas que outros tomaram?
Nunca pensei muito nisso! Estava a viver uma experiência nova, que me deixava muito feliz e despertava coisas em mim que nunca tinha sentido! Se ia correr bem ou não,desconhecia! A unica coisa que sabia era que estava a amar o que estava a fazer e que queria agarrar essa oportunidade com todo o meu empenho e dedicação .O resto não dependia de mim.

Como foi para uma rapariga tão jovem e inexperiente (na altura) saber que iria integrar o elenco de "Fascinios" lado a lado com os maiores nomes da Ficção em Portugal?
Lembro-me como se fosse hoje!...Quando recebi a noticia que ia fazer parte do elenco de "Fascínios" nem sabia muito bem o que estava a sentir! Fiquei Com medo, ansiosa, nervosa!...Mas feliz,muito feliz.
Tenho muito a agradecer, aprendi e cresci muito com todos aqueles actores e equipa técnica, quer como ser humano,quer como profissional.

Em "Olhos nos Olhos" interpretou a personagem Lorena. Uma mulher envolta em grande mistério e medo. Muitos acreditam que foi este trabalho que a catapultou para o sucesso. Que dificuldades encontrou em criar a Lorena?
A Lorena foi uma personagem que por tudo, me deu muito prazer fazer e que muito exigiu de mim pela sua carga dramática. Foi um grande desafio! Eu tinha acabado de fazer a Andreia de "Fascínios" que apesar de mázinha por causa da sua ambição desmedida também era muito divertida, o que tornava tudo mais leve. A Lorena já era uma mulher! Era médica cirugiã, com uma vida muito complicada,cheia de medos,segredos...perseguida por um ex namorado psicopata.
Fiz pesquisa, fui um dia inteiro para o Hospital Santa Maria onde tive a oprotunidade de passar por todos os departamentos. Conheci o dia a dia dos médicos, como lidavam com as diferentes situações de forma a conesguir viver e defender a realidade dela como se fosse a minha. Foi complicado para mim que nunca tinha feito nada desse género, mas por isso mesmo mais desafiante e gratificante.

Apesar de tudo, "Meu Amor", foi a novela que maior destaque mereceu para os Portugueses. Como foi dar vida à Clara?
Foi uma honra e um grande privilégio! Felizmente, tenho tido a sorte e a oportunidade de poder fazer personagens muito diferentes umas das outras. A Clara foi um grande presente para mim...era uma personagem muito rica,com uma historia de vida intensa e traços de carácter muito peculiares, o que a tornavam um ser humano goste-se ou não, especial.
Na minha opinião as pessoas não são boas ou más,são muito mais do que isso. Existem razões e motivações que nos levam a ser de determinada forma e a ter uma determinada atitude ou comportamento. A Clara era tudo isso!

O que pensa uma actriz tão jovem quando recebe a noticia de que a sua produção foi a vencedora dos "Emmys"?
Inicialmente não acreditei! Não porque a "Meu Amor" e quem nela trabalhou não tivessem qualidade para ganhar um Emmy, mas porque até então, era uma realidade que parecia longínqua. Mas pelos vistos não,e ainda bem! Este prémio só veio provar que em Portugal se fazem coisas igualmente boas às que vêm de fora e eu que sou apenas uma das muitas pessoas que fizeram parte deste projecto, fiquei muito feliz com isso.

Embora as tendências estejam a mudar, o certo é que os Portugueses continuam a apelidar a TVI de "a estação das novelas". Concorda? Deverá isto ser sinónimo de orgulho?
Na minha opinião, um canal de televisão que fez o que a TVI fez pela ficção nacional, que aposta,acredita e a coloca no nível em que está neste momento, ainda que a apelidem de "estação das novelas" para mim, só pode ser sinónimo de orgulho.

Este ano está de novo num projecto de Rui Vilhena. Como está a ser a experiência "Sedução"?
Está a correr muito bem...estou adorar! É mais um grande projecto com um elenco fantástico, uma equipa muito unida e incansável. Posso dizer que é das novelas onde mais me tenho divertido,o ambiente é muito bom entre todos.

Se hoje lhe dissessem que poderia escolher uma personagem para interpretar numa próxima novela, que caracteristicas teria a sua personagem?
É uma pergunta dificil. Penso que todas as personagens são desafiantes, para mim o ideal é poder fazer sempre coisas diferentes. Posto isto e sendo que a Rita é uma óptima pessoa,apaixonada, profissional e altruista...acho que o contrário disto tudo seriam boas bases para uma proxima personagem.

Como é a reacção dos fãs na rua? Qual foi a cena mais caricata que já viveu com os fãs? O que lhe dizem, geralmente...?
Sentir que de alguma forma gostam de nós, do nosso trabalho... é a sensação mais gratificante que se pode sentir.É uma das razões porque esta profissão é tão magica e apaixonante.

Até hoje sempre me tratarm e receberam muito bem...mesmo quando as personagens eram mais mázinhas (Risos)...Mas uma vez estava eu e uma amiga às compras num super mercado, na altura estava a fazer a Andeia de "Fascínios"e vem uma senhora ter com a minha amiga, que estava ao meu lado e sem olhar para mim diz "Não sei como é que é capaz de andar com gente dessa" nós não estavamos a acreditar! Foi muito engraçado.

Actualmente para além de a vermos na novela "Sedução" também a podemos ver no grupo de jurados de "Uma Canção Para Ti". Como está a ser esta experência? O que tem sido melhor e pior neste novo projecto?
Sinto-me em casa! Fui muito bem recebida por todos, e em especial por aqueles meninos incríveis!

Divirto-me muito com o Manuel e com a cristina, eles são os maiores!

Está a ser uma grande experência... Poder estar ali todos os domingos, junto daquela equipa fantástica, e acompanhar de perto tanto talento, é inspirador! A pior parte é vê-los sair...fico com o coração apertado!

Com as gravações de "Sedução" a chegarem ao fim, já tem projectos em mão para o futuro? Vai continuar na TVI?
Felizmente sim, existem possiveis projectos mas não para já.Vou aproveitar para tirar umas férias,recarregar baterias e depois voltar ao trabalho em força.


A equipa MAIS TVI agradece à actriz Sofia Ribeiro por toda a simpatia e disponibilidade na realização desta entrevista!