main
main

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Aqui a opinião tem lugar

Boa noite! FMI, Troika, Juros, IVA, PIB, PEC, Spread, Euribor, PSI20...São nomes que nunca mais acabam e que nos dão a volta a cabeça. Nos ultimos meses Portugal entrou numa das mais graves crises financeiras de que há memória e os blocos informativos das estações de televisão ocupam 60% do seu tempo de antena a falar de Economia e Politica.

Digamos que sempre é melhor do que "gastar" tempo e dinheiro em longas reportagens sobre o "Casamento de William e Kate" ou a falar da vida social dos famosos. Porém, pergunto - me, quantas das pessoas que assistem aos noticários, ultimamente, percebem do que se fala? "O FMI chegou a Portugal". O pânico é geral e todos falam disso, embora não percebam propriamente dito o que é o Fundo Monetário Internacional, como é constituido e que poderes têm os membros da Troika. Já agora, alguma vez viram explicar em directo num noticiário o que é o PIB? E o PSI20?


Já não é a primeira vez que este tema é debatido no MAIS TVI, mas continuamos a ter mais que motivos para nos queixarmos. O objectivo central dos noticiários é informar a população de tudo que se passa no país e no mundo. Como diria o ditado popular: "Não me dês peixes. Ensina - me a pescar". Numa altura de tão grave crise financeira tornar - se - ia mais importante "perder" um quarto de hora com explicações palpáveis sobre o significado de cada um dos termos que todos estamos fartos de ouvir, do que passar mais de meia hora a promover o "medo" destes "palavrões".

Se se aposta em ficção nacional simples e clara, em programas de conteudo familiar e se apela ao olhar atento de todos os espectadores, não se tornará contraditório apresentar os noticiários como autenticos: "Poços de Noticias para Letrados"? 10% da população Portuguesa é analfabeta, mas certamente que serão mais de 40% (no minimo) as pessoas que não entendem "patavina" do que é dito nos blocos informativos ultimamente.

O sol quando nasce é para todos, meus caros! E todos têm direito, não só a conhecer como a perceber, o real estado do seu país.