3 meses já se passaram desde que Portugal festejou a chegada de 2011. Com a despedida da "Casa dos Segredos", os olhares viravam - se agora todos para a SIC que prometia inovar e fazer esquecer os 6 anos de liderança TVI.
Quanto aos seguidores de Queluz, por mais confiança que se tivesse no canal, as pernas tremiam e o coração batia mais forte com as tentadoras propostas de Carnaxide. Estaria a televisão Portuguesa a sofrer uma nova mudança de cenário?
Agora que Abril chegou é notório o esforço da TVI por manter a liderança e, sobretudo, por inovar. As manhãs de Queluz foram preparadas ao pormenor de forma a que o furacão "Júlia" na SIC não destrunasse a dupla Goucha e Cristina. E o certo é que a vitória foi mesmo ganha pelo "Você na TV".
Quanto às tardes de Queluz, essas sim representam o verdadeiro "calcanhar de aquiles". "A Tarde é Sua" foi programado e preparado sob os joelhos e é o rosto ideal da sua antecessora Júlia Pinheiro. Fátima Lopes encontrou o seu registo, mas está longe de ver em "A Tarde é Sua" a sua cara. E os resultados assim o comprovam...
Trocas e Baldrocas à parte, o "Agora é que Conta" está a tornar - se num recente "Quem Quer Ganha". Os resultados são paupérrimos, a inovação é nula e a vontade de mudar quase imperceptivel.
Já a série juvenil "Morangos com Açúcar" continua sem liderar (na maioria das vezes), se bem que está longe de ser uma desgraça. Em comparação com a série anterior, é notória a descida dos valores audiométricos, porém, não nos podemos esquecer que a série juvenil está no ar há 8 anos e continua a disputar o TOP principal. Isso sim tem valor!!
Quanto á informação de Queluz, a noticia de que Judite de Sousa e José Alberto Carvalho estariam de chegada à TVI parece ter surtido efeito ainda antes de ser real. O "Jornal Nacional" tem conseguido conquistar Portugal e o formato de Domingo é um novo sucesso de audiências a fazer lembrar o antigo e tão polémico "Jornal de Sexta - Feira".
Relativamente ao horário nobre, a TVI viu - se livre de um produto razoável (a nivel audiométrico) "trocando - o" por um autentico poço de vitórias. A estreia de "Anjo Meu" devolveu à TVI os dois primeiros lugares do TOP - o que não acontecia desde que "Deixa que te Leve" estava no ar. "Espirito Indomável" mantem - se com óptimos resultados mesmo situada num horário diferente.
Outra dor de cabeça para Queluz continua a ser a novela "Sedução". Não é que a TVI não a mereça, já que foi ela a principal responsável pelo desassossego da trama. A história de Rui Vilhena ultrapassa qualquer outra produção nacional. Mas fá - lo apenas a nivel qualitativo, já que em termos de resultados mantem as oscilações inconstantes que levaram a direcção do canal a encurtar a novela tornando - a uma das mais pequenas de sempre da história da Ficção Nacional.
Em suma: o ano de 2011 promete ser recheado de surpresas, mudanças e inovações. Mas há algo que a concorrência se esqueceu de referir no final do ano: elas inovam, elas criam, elas apostam...mas a TVI também o faz!! Para já: Parabéns TVI pelo primeiro trimestre de vitórias!
Obrigado a si pela preferência!