main
main

domingo, 7 de março de 2010

"Mulheres TVI" - 3ª Parte

Maria: Hebraico, significa senhora soberana. Nome que indica serenidade, força vital e vontade de viver. Por vezes são forçadas a pedir auxílio para resolução dos muitos problemas que tem de enfrentar na vida e para agüentar a dor. Consideram o dinheiro necessário, mas não essencial. Do hebraico "amargura, mágoa, soberana".

Autora de grandes sucessos nacionais, Maria João Mira é um exemplo de comunicação. Em todos os seus projectos Maria aborda temas bastante femininos e actuais. A luta pelo amor, a amizade, a coragem, a determinação, a simplicidade, sensualidade, maternidade...

Desde "Fala - me de Amor" até "Flor do Mar" passando mesmo por "Ilha dos Amores", Maria João Mira cria histórias em torno de grandes mulheres.

Na primeira conta a história de vida de 4 amigas marcadas cada uma pelo seu passado complicado. Violações, Amores mal resolvidos, Casamento falhado...são alguns dos temas centrais da trama!

Em "Ilha dos Amores" as manas interpretadas por Sofia Alves, Diana Chaves e Joana Solnado são marcos para a história da ficção nacional. A sensualidade de uma, a sensatez e virilidade de outra, e ainda a simplicidade da terceira, são exemplos de mulheres da sociedade Portuguesa.
É nesta novela que, pela primeira vez, uma autora se desinibe e coloca o tema "violência doméstica" como pano de fundo...

Em "Flor do Mar" uma guerra entre dois irmãos causada por um grande amor é o ponto da situação de mais uma história em que Maria João Mira não poupa o retrato do ser feminino.


Será Maria João Mira a "Mulher TVI"? Fique desse lado!