main
main

quinta-feira, 25 de março de 2010

Quando cai a noite (PARTE I)


Boa Noite!

Já aqui debatemos o tema da Informação dos canais Portugueses, mas há algo que me tem deixado cada vez mais desagradado com os blocos informativos das estações de televisão Portuguesas.

Para muitos, ver o "Telejornal", "Jornal Nacional" entre outros, é uma forma de se manterem actualizados e integrados numa sociedade. Porém as estações de televisão têm deixado para trás o formato público e geral que devia existir nestes espaços. Repare - se que muito se discutem os temas, principalmente politicos, mas não há uma pequena referência à panóplia de conceitos que esta área envolve.

Para ser bem mais actual repare - se no caso do PEC (Plano de Estabilidade e Crescimento). Muito se ouve falar sobre o plano do governo PS (demasiado até) mas pouca gente sabe o que é e a que se destina.

Ontem no "Você na TV" uma das perguntas do concurso "Roda Você" era precisamente sobre este plano fiscal. A resposta dada com convicção pela concorrente foi, e passo a citar: "É o plano de emergência para cólicas". Bastante cómica a resposta mas não deixa de ser grave. Os blocos informativos não servem só para relatar meia duzia de actualidades. É necessário tornar este espaço geral: para iletrados e para os menos iletrados!

Só assim se pode dar valor a "Jornais Nacionais". Quem não percebe fica na mesma ignorância e ninguém nos canais televisivos parece se importar minimamente com este problema.

O que acha sobre este assunto? Concorda com a minha opinião? Comente pois só assim a rúbrica tem sentido!