Tudo começa em 1990, no Uruguai. No centro da acção estão dois núcleos: a família Monteiro Castro, cujos elementos são Rodrigo (Luís Esparteiro), Teresa (Sofia Nicholson), João (João Catarré e Eduardo (José Afonso Pimentel); e a família Figueira, da qual fazem parte Joaquim (António Capelo), Beatriz (Ana Padrão), Joana (Mariana Monteiro) e Rafael (Diogo Amaral). Cada uma das famílias é proprietária de uma das maiores fazendas de criação de gado.
Os patriarcas nasceram no Ribatejo, mas emigraram para o continente americano em busca de uma vida melhor. Inicialmente eram amigos, no entanto quando Teresa, esposa de Rodrigo, se apaixona por Joaquim, os dois cortam relações. Perante esta situação, Teresa decide fugir com os três filhos para ir ter com Joaquim. Todavia, os empregados avisam o patrão e este, ao perceber que a esposa ia fugir com o rival, manda-os disparar e o carro onde seguia Teresa e as crianças despista-se e cai ao rio. No meio da confusão, os dois homens atiram-se à agua, mas não conseguem salvar Constança, filha de Teresa, de dois anos. A menina é dada como morta, mas Hermínia (Maria D’Aires), considerada por muitos como a bruxa da aldeia, recolheu-a e criou-a como sendo sua filha, dando-lhe o nome de Zé (Vera Kolodzig).
Depois da tragédia, a família Monteiro Castro regressa a Portugal. 20 anos depois, já em terras lusas, Zé, uma jovem selvagem e de espírito indomável, voltará a desencadear o ódio entre as duas famílias, quando se apaixonar por Rafael Figueiredo. Porém, quis o destino que o jovem fosse da família rival. Para agravar ainda mais a situação, João não é filho biológico dos Monteiro Castro, uma vez que foi adoptado por Rodrigo. Quando descobre a identidade de Zé, não descansa enquanto não conquista o seu coração, pois assim conseguirá parte da herança dos Monteiro Castro.
Este triangulo amoroso promete não deixar ninguém indiferente, principalmente quando Rodrigo tentar que João se afaste da jovem, fazendo renascer o ódio contra os Figueira. Apesar de tudo, esta proximidade vais causar uma grande reviravolta na trama, uma vez que o fazendeiro acabará por descobrir que a rapariga que tanto despreza é a sua filha Constança.
Esta é apenas a acção central, uma vez que existirão muitas outras histórias paralelas. A substituta de Sentimentos, deverá estrear na TVI, no próximo mês de Maio
FONTE: TV UNIVERSO