main
main

segunda-feira, 22 de março de 2010

Quando cai a noite...

Boa Noite!

Recordo - me de há uns anos atrás a profissão de actor ser vista como a mais inconstante de todas! Nos dias que correm é talvez uma das mais seguras...e tudo porquê? Porque alguém se lembrou de criar a definição de "Contratos de Exclusividade". E confesso: um grande bem haja para quem o fez!

O autor do mesmo desconheço, mas a pioneira foi, mais uma vez, a TVI! Depois de garantir a melhor ficção nacional a TVI viu - se na necessidade de fixar talentos na sua casa e nas suas produções.

Este fenómeno não só veio beneficiar a estação de Queluz que possui sempre os melhores elencos nas suas produções , como os actores e actrizes que passam assim a ter trabalho garantido!

São já mais de 40 os contratos de exclusividade da TVI e o projecto é bastante ambicioso. O que se questiona agora é: com o final de "Deixa que te Leve" há muitos actores e actrizes não exclusivos que ficam sujeitos a "viajar" para outra estação. Falo por exemplo do caso de Maya Booth que já foi mesmo discutida como proxima actriz de Carnaxide. A jovem talento mostrou ser uma grande actriz ao interpretar a Márcia de "Deixa que te Leve" e provou merecer um grande destaque no mundo da ficção. Basta notar - se a sua grande evolução de "Feitiço de Amor" para esta última.

A minha preocupação é básica: a TVI parece ter estagnado nos contratos de exclusividade e tem vindo a perder caras talentosas como é o caso de Andreia Diniz e José Fidalgo, por exemplo! E tudo começou, ou melhor acabou, com a saida de José Eduardo Moniz da TVI. Desde aí apenas ouvimos falar de renovações de contratos, mas Queluz pouco ou nada tem feito para garantir actores na estação. É certo que estamos em tempo de crise, mas há aspectos que devem ser pensados...

Até aqui falei das qualidades destes contratos de trabalho. Mas o maior defeito já tem sido realçado por muitos ultimamente: a criação de um leque especifico de actores monitorizou as novelas da TVI e da SIC. Basta reparar no elenco de "Flor do Mar" e de "Mar de Paixão". Ou no caso de Carnaxide: "Perfeito Coração" e "Resistirei".

Para quê dizer mais... Acho que se percebe que nem sempre os contratos de exclusividade são positivos! Estamos a caminhar num futuro de ficção nacional em que será dificil a muitos abstrairem - se da novela passada. Quantos de nós não teve ainda de parar e criar uma barreira entre a novela "Flor do Mar" e "Mar de Paixão". Não é que a história seja parecida, porque não o é! Mas o elenco é quase todo o mesmo e remete - nos tantas vezes para as personagens antigas. Complicado ver Paula Lobo Antunes perto de Rogério Samora tão bem...É que há menos de 5 meses vimo - los como inimigos em "Flor do Mar" e desde aí pouco mudou....