[A entrevista que se segue é da inteira exclusividade do MAIS TVI]
Em "Morangos Com Açúcar" dá vida a uma das personagens mais queridas pelo público: o indiano Javi que vive dividido entre a sua cultura e o amor que sente por uma Chinesa - a Sandra. O MAIS TVI orgulha - se de apresentar então: Tarik Chand!
Antes de mais, quem é o Tarik? (como se define)
Considero esta a pergunta mais difícil deste questionário :)
Bom , eu não serei a melhor pessoa para me definir , pois sou algo diferente aos olhos de cada um. No entanto, tenho certas caracteristicas que considero que sejam a minha "base" . Sou uma pessoa de fé, calma, introvertida , sensível , afectiva , impressionável , criativa e sonhadora . Penso que estas sejam algumas das características que me definem.
Antes dos "Morangos" já tinha tido alguma experiência na representação?
Não.
Como foi quando soube que iria fazer parte desta famosa série? Como reagiu?
Eu cresci a ver Morangos com Açúcar e quando soube que ia entrar nem quis acreditar. No exacto momento em que nos deram a notícia fiquei muito feliz, no entanto, não celebrei efusivamente porque no mesmo momento em que soube que entrei, muitos colegas meus do workshop souberam que não ficaram e fui solidário com eles.
Como está a ser a experiência?
Esta experiência está a ser “ A Experiência “ . Acreditem que estou a aprender imenso sobre a vida, sobre o trabalho de representar, sobre a industria e sobre todo o backstage de uma novela. Sem dúvida uma das melhores experiências da minha vida até agora
Representar já é tarefa dificil, porém, quando se tem um papel como o seu, a tarefa duplica de dificuldade. Como tem sido dar vida ao Javi? Qual tem sido a maior dificuldade?
Dar vida a este personagem tem sido um desafio muito grande. Quando se representa um personagem que , por sua vez , representa uma cultura , a responsabilidade é acrescida. No entanto , eu tenho muitos amigos que são hindus e fiz muita pesquisa sobre a cultura em si e sobre os hábitos e tradições , o que me facilitou na interpretação do personagem. Como já se sabe, a personagem vive um amor inter-racial e luta contra a sua cultura , e para mim essa é a minha maior dificuldade ao interpretá-lo , porque tenho de me posicionar no lugar do personagem para entender como será a luta do amor vs. Cultura no consciente do Javi. É muito complicado entender como se luta contra algo que nos foi imposto desde sempre , como a cultura , em prol de um amor (quase) impossível.
Na série a sua personagem vive um amor inter - racial. Que mensagem pretendem transmitir aos jovens?
A mensagem que eu pretendo transmitir aos jovens, é que , independentemente da cor , credo,sexo ou cultura de uma pessoa , o ar que respiramos é igual para todos. Quero dizer com isto que , quando queremos algo , devemos lutar por isso. Neste caso fala-se de um “amor impossível” , mas com esta personagem posso quebrar a palavra “impossível” . Seja o que for que se queira na vida , é preciso é acreditar. É esta a mensagem que pretendo transmitir.
Pretende seguir a carreira de actor?
Vou continuar a trabalhar para isso e se porventura me surgirem mais oportunidades , com certeza que vou agarrá-las.
Como é a reacção dos fãs na rua? Qual foi a reacção mais caricata?
A reacção do público em geral quando me vê na rua é comentar “olha o javi “ . Alguns falam comigo e tiram fotografias . No geral são todos simpáticos. Até hoje não tive nenhuma reacção caricata por parte de um fã.
Estamos agora no Natal e portanto: que prenda gostaria de oferecer ao Javi?
Tenho a certeza que o Javi adoraria receber um convite para participar numa mega produção de Bollywood
E qual a prenda que o Tarik, pessoalmente, gostaria de ter este Natal?
Neste Natal adoraria receber … uma viagem para um sítio exótico para poder descansar e recuperar energias para o novo ano que aí vem ! :)
Obrigado Tarik pela simpatia e disponibilidade :)