main
main

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A TVI é feita de pessoas!

Então, como foi a sua passagem de ano, caro leitor? Espero que boa e que 2012 seja repleto de coisas boas, lá está.

E de quem falar neste primeiro Zoom de 2012? Poderia ser sobre tanta gente, porque a TVI é feita de pessoas e para pessoas!

Poderia divagar sobre quem (provavelmente) será a figura do ano. Poderia, não o vou fazer porque não faço ideia. Mas em 2011 houve três caras novas que chegaram à TVI: José Alberto Carvalho, Judite Sousa e Fátima Lopes. A nova troika da TVI, portanto.

Vamos começar por Fátima Lopes, a primeira a chegar. Começou no Agora é Que Conta, mas depressa foi para o seu habitat natural: o talk-show da tarde. E aí é que ela está bem. É uma excelente comunicadora e com um grande coração! O público gosta, gosta de ver o/a apresentador/a envolvido na história... logo que seja com sinceridade! A ‘Fatinha’ é sincera, fala diretamente ao coração do espetador, sempre com um excelente discurso comunicativo. Só ficou a ganhar com o salto que deu para a TVI: libertou-se um pouco, fez coisas novas e subiu (e que subida!) nas audiências.

Do entretenimento para a informação... Judite e José Alberto vieram dar credibilidade à informação da estação de Queluz... Não, caro leitor, não estou a dizer que na era ante Judite & Alberto a informação da TVI era falaciosa, apenas estava criado o preconceito que o era. Mas com a entrada destes dois profissionais de longa data, o público, que criticava, começou a ver as notícias na TVI, porque "ai e tal" a Judite e o José Alberto são de confiança porque foram durantes anos funcionários da RTP, do estado. E são de confiança e dois “monstros” (pelo lado positivo) do jornalismo. (...) Renovaram a forma de comunicar as notícias no canal generalista e em breve, também, tudo irá mudar na TVI 24. São uma grande dupla, que tem à sua volta outros grandes profissionais.

Pensa que só digo coisas boas sobre a TVI? Não. Por exemplo, não simpatizo muito com a Judite. Acho que consegue fazer excelentes entrevistas... mas ser pivot não, hesita muito. E para não falar que entrou no mundo do jornalismo... vá, isso não interessa nada. Águas passadas não lavam panos. (é assim o ditado, não é?)

Bem, novo ano... novas caras na TVI? É esperar para ver. Haverá mais troikas e baldrocas, entre a RTP, SIC e TVI? Só o futuro nos dirá...