main
main

sábado, 7 de janeiro de 2012

TDT: Tudo de Tudo [Especial]

Sem sinal! Apagada! É assim que vai ficar a sua televisão a partir deste mês de Janeiro se não aderir à TDT. O nome até parece simpático mas, por todo o lado, se tem feito deste pequeno passo, um gigante problema. Hoje o MAIS TVI quer-lhe tirar todas as dúvidas sobre a Televisão Digital Terrestre! O seu (nosso) blog esteve à conversa com profissionais da ANACOM e ainda com o jornalista, publicitário, cronista, especialista em marketing, mestre em Informação e Jornalismo, professor e doutorando em Ciências da Comunicação na área da TV digital pela Universidade do Minho, Sérgio Denicoli!

Ambos tentaram explicar ao máximo o que é a TDT, como aderir, quem vai ficar sem televisão e o porquê desta mudança! Curioso (a)? Então saiba agora TDT, que é como quem diz, Tudo De Tudo:

O que é a TDT?
Actualmente, quem vê gratuitamente os 4 canais de televisão (5 nos arquipélagos), recebe essas emissões através de uma antena que capta um sinal analógico. Esse sinal analógico vai ser substituído muito brevemente por um sinal digital, pela Televisão Digital Terrestre, ou só TDT. Ou seja, para continuar a ver esses 4/5 canais vai ter que mudar para a TDT. A mudança para a TDT é assim obrigatória. Se não tem Televisão paga e não mudar para a TDT vai deixar de ver esses canais.
A TDT – Televisão Digital Terrestre – é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre em sinal digital que também funciona através de antenas e que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre (televisão "tradicional").
A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro radioeléctrico, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que esta tecnologia fosse obrigatoriamente introduzida em todos os países da União Europeia e estabeleceu um prazo (até 2012) para o switch-off – desligamento – da actual transmissão analógica.
A Portugal Telecom ganhou o concurso lançado pela ANACOM e instalou a infra-estrutura de rede necessária para cobrir todo o país com Televisão Digital. A partir da data de desligamento (switch-off), o utilizador da televisão "tradicional" necessita obrigatoriamente de dispor do equipamento apropriado à recepção do sinal digital para continuar a ter acesso aos canais nacionais de televisão em sinal aberto.


Como funciona a TDT?
Na Televisão Digital Terrestre, os sons e imagens dos diferentes canais televisivos são digitalizados, codificados e difundidos através do ar pelos centros emissores. Este sinal é posteriormente recebido, por intermédio das antenas individuais ou colectivas dos edifícios, e convertido novamente no som e imagem de cada canal televisivo pelos descodificadores TDT (independentes ou integrados nos televisores), instalados nas casas.
Na figura seguinte, demonstra-se esquematicamente o processo que permite desfrutar dos conteúdos da TDT:


 
A quem se destina?
A TDT destina-se a todos os telespectadores que não têm TV paga e que pretendem continuar a ter acesso aos canais de televisão nacionais gratuitos após a data de cessação das emissões de televisão analógica terrestre.
Se tem TV paga, e todos os seus televisores estão ligados ao serviço de televisão por subscrição, não tem de aderir à TDT, uma vez que continuará a usufruir desse serviço, conforme contratado com o seu prestador. A TDT não afecta os serviços de televisão por subscrição.



Quais os benefícios da TDT?
Acima de tudo, os portugueses que vêem os 4 canais actuais (5 nas regiões autónomas) através da televisão “tradicional” vão beneficiar de uma melhor experiência de televisão:
Devido à natureza digital do sinal, a qualidade de som e a imagem da emissão é muito superior à da actual emissão analógica;
A TDT disponibiliza um Guia de Programação Electrónico (EPG) – guia de TV e barra de programação, para consultar os horários dos programas de televisão;
A TDT permite também outras funcionalidades avançadas de utilização da televisão, como por exemplo, a Pausa TV (para parar e retomar a emissão de TV), a gravação da emissão ou o agendamento de gravações (para gravar, por exemplo, os seus programas favoritos). Estas características apenas estão disponíveis nos descodificadores com funcionalidades mais avançadas (descodificadores com disco rígido).

 

Porque terá lugar a transição para a Televisão Digital Terrestre?
A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro radioeléctrico, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que esta tecnologia fosse introduzida em todos os países da União Europeia, estabelecendo um prazo (até 2012) para o switch-off (desligamento) da actual transmissão analógica.
Para os portugueses que acedem aos canais gratuitos através da televisão tradicional, a TDT, representa uma evolução na experiência de visualização de televisão.
A TDT já se encontra em funcionamento em diversos países em todo o mundo. As emissões em Portugal têm por base a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/ H.264.


 
Quanto custa mudar para a Televisão Digital?
O serviço de visualização dos canais nacionais em sinal aberto, através da TDT, continua a ser gratuito.
Se já utiliza a recepção analógica terrestre com 4 canais (5 nas Regiões Autónomas), o custo de mudança para a televisão digital corresponde ao valor do descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264, caso não possua já um televisor que permita a recepção directa do sinal digital.


 
Onde posso comprar os descodificadores e antenas?
Estes equipamentos estão disponíveis nos pontos de venda habituais de equipamentos electrónicos. Deverá apenas garantir que o descodificador que adquirir é compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG-4/H.264 ou, caso pretenda adquirir uma TV já preparada para a TDT, que esta cumpre esta norma. Em caso de dúvida, deverá aconselhar-se com o vendedor de equipamentos de recepção.


 
Quando começou a TDT em Portugal?
As emissões de TDT em Portugal iniciaram-se no dia 29 de Abril de 2009, em algumas localidades do litoral, interior e ilhas, sendo que a cobertura foi alargada gradualmente até ao final de 2010. Actualmente, a Televisão Digital já está disponível em todo o país, pelo que já pode visualizar estas emissões.





Sérgio Denicoli em exclusivo ao +TVI



Sérgio Denicoli é graduado em Jornalismo e em Publicidade, Mestre em Informação e Jornalismo, doutorando em Ciências da Comunicação e professor da Universidade do Minho. Investiga a implementação da TV digital terrestre em Portugal, sob orientação da Dra. Helena Sousa. Durante 10 anos foi jornalista da Rede Globo, onde actuou na Rádio CBN (Central Brasileira de Notícias) e TV Globo/ES. Hoje disponibilizou-se para estar no MAIS TVI e responder a todas as dúvidas:
O que é que os cidadãos têm de fazer para mudar para a TDT?
Os cidadãos que estão na área coberta pela TDT devem comprar um descodificador ou um televisor com sintonizador digital. Já os cidadãos que estão nas chamadas áreas de sombra, onde o sinal da TDT não vai chegar, poderão receber os canais da TV aberta via satélite e precisarão comprar um descodificador, uma antena receptora e pagar pela mão-de-obra. Há aí uma questão social, pois nas áreas onde a TDT chega os investimentos para compra do equipamento básico para a recepção dos sinais televisivos são de, em média, 30 euros. Já nas zonas de sombra são de mais de 100 euros.


Quem é que vai ficar sem TV?
Em 12 de Janeiro parte do litoral ficará sem receber os sinais analógicos e em Abril todos os transmissores analógicos serão desligados. Portanto, nestas datas, quem não estiver com a aparelhagem necessária ficará sem assistir televisão.

 
Quais as principais diferenças que se vão denotar entre a TV analogica e a TDT?
A TV analógica é mais sujeita às interferências, enquanto a TV digital teoricamente tem um sinal melhor. No entanto, isto depende do local onde está a instalada antena receptora. A grande vantagem da TV digital é que ele permite a ampliação do número de canais ofertados, permite canais em HD, serviços interactivos, a TV móvel, etc. No entanto, em Portugal o modelo da TDT fornece apenas quatro canais em formato standard.

 
A TDT em Portugal terá a mesma qualidade das de outros países? Haverá mais canais, ou não?
A TDT portuguesa é uma das piores da Europa em relação à oferta de canais, segundo dados do Observatório Audiovisual Europeu. Apesar de haver a possibilidade da ampliação do número de canais, até agora não se fala no assunto. Há uma pressão popular para que os canais da RTP que estão a ser transmitidos em plataformas pagas sejam disponibilizados na plataforma free-to-air. Mas atá agora não há indicativos de que isto irá ocorrer.

Veja, abaixo, a lista de canais nacionais transmitidos na TDT em diversos países da Europa:

Reino Unido – 43 canais

Itália – 39 canais

Alemanha – 35 canais

Espanha – 27 canais

França – 18 canais

Grécia - 17 canais

Finlândia - 14 canais

Lituânia - 14 canais

Luxemburgo - 12 canais

Polónia - 12 canais

República Checa - 10 canais

Bélgica - 9 canais

Dinamarca – 8 canais

Eslovénia - 8 canais

Áustria - 7 canais

Hungria - 7 canais

Irlanda – 7 canais

Suécia - 7 canais

Chipre - 6 canais

Eslováquia - 6 canais

Estónia - 4 canais

Letónia - 4 canais

Portugal - 4 canais





Ainda ficou com dúvidas? Então consulte os boletins informativos que reservamos para si através de um simples download.

Clique aqui  e aqui para baixar os folhetos e ficar a saber ainda mais sobre a TDT!