main
main

sábado, 14 de janeiro de 2012

Nuno Azinheira comenta o caso "Juca"

"Anda pela Internet uma discussão cujo alcance não entendo. A questão, que aparentemente preocupa jornalistas, é a do alegado conflito ético e deontológico em que Júlio Magalhães incorre por acumular a Direção--Geral do Porto Canal e a moderação do comentário semanal de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI. Confesso que não percebo a dúvida. A TVI e o Porto Canal são duas empresas privadas. O Porto Canal, novo patrão de Júlio Magalhães, não vislumbra qualquer problema em ter um seu alto quadro a colaborar com outra estação televisiva.

 Por seu turno, a TVI também não parece preocupada com a colaboração de um jornalista de outra estação no seu principal espaço informativo. Júlio Magalhães não faz, nos seus agora dois empregos, qualquer trabalho concorrencial, que lhe provoque qualquer dúvida ética - no canal do FC Porto, ele vai ser diretor-geral, ou seja, vai definir estratégias editoriais, gerir equipas e orçamentos, fazer a ponte entre a SAD do clube do seu coração e a cidade e os espectadores.

Na TVI, estação em que esteve nos últimos 12 anos, ele continuará apenas a "distribuir jogo" para um dos mais importantes ativos da empresa, num momento televisivo que é dos mais populares da televisão portuguesa.Júlio Magalhães nunca escondeu a sua paixão pelo FC Porto e nem por isso deixou de merecer a confiança dos espectadores.

Não percebo, pois, onde está o conflito, tanto mais que, por muitas voltas que se dê à imaginação, não se vislumbra em que é que TVI e Porto Canal são concorrentes uma da outra. É, pois, uma questão menor que só interessa à classe.Os portugueses têm mais com que se preocupar..."

Nuno Azinheira in "Diário de Noticias"