main
main

quarta-feira, 23 de março de 2011

Aqui a opinião tem lugar


Nos ultimos anos temos assistido à morte de imensos talentos Portugueses: Artur Agostinho, Raul Solnado ou António Feio. Cada vez que a noticia da sua morte me vem à cabeça é inevitável pensar na forma como Portugal trata os seus artistas!

Quando novos são gloriados, aplaudidos e a sua vida transforma - se numa roda viva de trabalho. Depois envelhecem ou, por algum motivo afastam - se da televisão, e apenas voltamos a ouvir o seu nome nos blocos informativos aquando da sua morte! Aí surgem centenas de homenagens, prémios entregues, multiplicam - se as transmissões de entrevistas ou projectos em que entrou e o seu talento volta a ser lembrado como se nunca tivesse sido esquecido!
Chamem - lhe hipócrisia, falsidade, ou o que quiserem. Eu acho que apenas se trata de um ciclo de trabalho injusto! Ser actor é apenas mais uma profissão: estuda - se, trabalha - se e abandona - se o emprego! O certo é que me custa aceitar que, e não estou de forma alguma a negar a importância da descoberta de novos talentos, continua a dar - se mais valor a "pré - actores"que propriamente a actores de grande nome e carreira. Onde estava Raul Solnado na altura da sua morte?  Que era feito de Maria Dulce quando se despediu do mundo? Que trabalho tinha sido dado a Artur Agostinho recentemente?
Pois...não é altura para se fazerem balanços ou se pensar no passado, mas é altura de se começar a dar valor aos artistas Portugueses, àqueles que fizeram algo pelo país e pelos seus habitantes.
Perdoem - me o que vou referir agora, mas acho de uma tremenda tristeza cultural ler, numa semana, dezenas de entrevistas de Marina Mota nas quais só falta a actriz implorar por um trabalho em televisão enquanto vejo outras dezenas de entrevistas dadas por jovens que só agora iniciam a sua carreira (alguns até sem grande talento) onde revelam as centenas de projectos em que estão inseridos!
É preciso descobrir novos talentos sim! Mas é imperdoável não dar valor ao antigos...

Por tudo isto e porque acho que os grandes nomes de Portugal devem ser homenageados em vida e não depois de "terem partido" tomei (eu e a minha equipa) a decisão de avançar com um projecto (aquele que tinha sido "experimentado" em Setembro) chamado: "Noite de Estrelas"! Ou seja, brevemente, todas as semanas, vamos falar de um grande artista Português e homenageá - lo da forma que merece...