Numa época em que poucos acreditavam na qualidade da ficção Portuguesa, ele parou o país com os "Olho d'Água". Mais tarde seguiram - se "Baia das Mulheres" e "A Outra". Há um ano era o centro das atenções devido ao pouco sucesso de "Sentimentos" e hoje é visto como o futuro. Tozé Martinho é o nosso convidado desta semana numa entrevista exclusiva que, tenho a certeza, será do vosso agrado!
Tozé sabemos na sua vida estudantil passou por áreas completamente distintas desde a Medicina Veterinária, à Economia e por ultimo ao Direito. Mas os Portugueses conhecem - no sobretudo por ser autor das maiores novelas Portuguesas. De todas estas áreas qual a fascina, actualmente, mais? Porquê?
O Direito fascina-me mais do que os outros. Simplesmente, por razões alheias ao próprio Direito, a justiça está: verdadeiramente "desmoralizante". Há que tratar imediatamente da Justiça. Com a revisão de todos os códigos. Preparação dos Juízes e algum reposicionamento dos Advogados. É fundamental numa sociedade a Justiça funcionar optimamente!
Muita gente fala de "autores de novelas" como simples escritores. Porém parece que não é bem assim....Como é, realmente, a vida de um autor de ficção nacional? Qual é o melhor e o pior desta profissão?
Um Autor de Novela é um escritor mas com a especialidade específica nessa área. Escrever para Cinema ou para Televisão exige um profundo conhecimento dessas áreas. Mas também uma imaginação e uma criatividade dirigidas aos seus objectivos
Criar histórias e personagens parece trabalho de criança mas exige muita concentração e imaginação. Onde procura a imaginação para criar uma novela?
Tenho épocas mais criativas e outras menos. Mas tenho a felicidade de estar sempre a ser assaltado por ideias que chegam, sabe-se lá de onde. Depois é só arquivá-las e ir buscar em cada momento, a mais adequada.
Quando escreve uma trama e cria um personagem, imagina logo que actor/actriz gostaria de ver desempenhar o papel?
Sim. Mas como não sei quem são os actores disponíveis nesse momento, até escrevo um novela para a Júlia Roberts ou para o Jack Nicholsson. Depois, é ir seleccionar o mais próximo.
A personalidade Tozé Martinho enquanto autor de novelas, ficou bem mais conhecida com "Olhos de Água". O que tinha, a seu ver, esta trama para ter conquistado tantos Portugueses e, pela primeira vez, ter atraido o publico para a ficção nacional?
Alguém tinha que cativar, um dia, os portugueses para a ficção nacional. Fui eu e foram alguns outros que também lutaram por isso! Mas atenção: Vivemos em Portugal, somos portugueses... e em Portugal, o melhor, raramente ganha! E arranja inimigos e adversários que nem imagina...
Apesar de se ver muito como autor, também já o vimos participar em várias novelas (geralmente da sua autoria) enquanto actor. É também uma vertente artistica que gosta de explorar? É o Tozé que se oferece para entrar nas suas próprias tramas?
Eu sou primeiro que tudo, Actor. Foi aí que tudo começou. Faço Teatro. Fiz muito cinema e quando comecei em televisão foi como actor. E gosto muito de ser actor!
"A Outra" é vista por muitos Portugueses como a melhor novela dos ultimos tempos. Porém é publica a volta que o Tozé teve de fazer ao guião quando se soube que a actriz Margarida Marinho estaria grávida. Como reagiu à noticia? Foi complicado mudar o rumo da história?
Muito complicado, como deve imaginar!!!!!!
O seu mais recente projecto na TVI foi a novela "Sentimentos". E se todas as outras foram sucesso de audiências, o mesmo não se pode dizer desta ultima (que mesmo assim fez resultados excelentes). O que faltou em "Sentimentos"? Ou melhor, o que correu menos bem?
Quando construí "Sentimentos" havia personagens que foram alteradas e que deminuiram o projecto. Como a personagem que estava condenada à morte (já não me lembro do nome) e que era para sair prisão, absolvida, no Episódio 170 e que saiu ao quarenta e tal. De facto não correu como eu queria!
Li uma entrevista sua em que confessava que "Sentimentos" não foi a sua melhor produção. É muito critico em relação ao seu próprio trabalho? Alguma vez, por exemplo, se sentiu desmotivado para escrever a trama? Se sim, como conseguiu contornar isso?
Houve alturas que me senti verdadeiramente desmotivado. É muito importante as estações saberem e terem consciência que um "autor" tem que ser "bem cuidado". É a estação que ganha com isso
Maus momentos para trás, é também publico que o Tozé está a preparar uma nova novela chamada "A Terceira Vez". Já tem elenco escolhido ou data de estreia prevista?
Ainda não. Tenho uma reunião na segunda feira em que deve isso tudo, ficar agendado.
Suponho que pretenda voltar a atrair o publico Português para as suas produções. O que terá "A Terceira Vez" para chamar a atenção dos espectadores? Qual o maior trunfo desta nova história?
Não é a minha preocupação atrair o público para esta novela... é a minha preocupação "sempre" e em tudo o que faço, fazer o melhor possível! Atrair "sempre" o público e fazer as coisas o melhor possível!!!!
Uma ultima pergunta: o que pensa da ficção nacional? Acha que temos evoluido ou continuamos muito longe da boa ficção internacional? O que falta à ficção escrita em Português?
A Ficção Nacional tem sido bastante trabalhada. O que é preciso é apurar os melhores. E isso não é fácil, é muito difícil! Em meu entender, ainda faltam muitos passos... mas acredito que vamos a caminho! E no bom sentido!
main
main

