main
main

sábado, 22 de janeiro de 2011

Atenção: Isto não é só conversa....


Boa tarde! Sejam bem - vindos, mais uma vez, a este espaço de entrevistas exclusivas com rostos TVI bem conhecido do público. Hoje o nosso convidado não podia ser mais especial: Nuno Távora! "Olhos de Água", "Tempo de Viver", "Morangos com Açúcar", "Olhos nos Olhos" e mais recentemente "Sedução", são algumas das novelas em que já participou sempre conquistando o público pelo seu enormissimo talento.

Aqui fica, então, a conversa que o MAIS TVI teve com o actor:

Nuno na nossa pesquisa descobrimos que tem um prazer muito grande por fotografia, cinema e desporto. O que mais gosta de fazer nos tempos livres?
Eu gosto muito de fotografar, de ouvir música e sair para passear... e recentemente descobri uma nova paixão que é pintar... e de vez em quando transformo a casa num atelier e estou muito entusiasmado com esta nova paixão!!!
Como Desporto costumo fazer jogging junto ao Rio, e vou regularmente ao ginásio, agora estou lesionado e por isso frequento muito pouco. Sofri uma rotura no joelho.
Depois, the last, but not the least, receber amigos, fazer uns petiscos e passar um bom serão a conversar ou a ver filmes!!!!


E a representação? É apenas um trabalho, ou algo que gosta de ver como sendo uma especie de hobby?
Representar é a minha vida, é aquilo que me realiza totalmente, começou como uma brincadeira e depressa percebi que era aprender a representar o que queria fazer no resto da minha vida. Daí resolvi fazer formação superior e inscrevi-me na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde fiz um período de Erasmus em Madrid, e agora continuo com esta aprendizagem em cada trabalho que faço... todos os trabalhos são para mim uma escola, quer seja nos palcos onde trabalhamos directamente com a relação com o público quer na Tv onde essa relação acontece posteriormente. Nunca tive preferência por nenhum dos processos porque acredito que em todas estas áreas a representação pode dar-me muito prazer, e para mim é o mais importante... ter prazer e gostar de estar a representar... não foi sempre assim, no início era para mim quase um tormento e os nervos tomavam conta da situação , e ao longo do meu curso na ESTC isso foi desaparecendo e agora preciso de representar pois isso tornou-se um prazer!


Dizem que na vida de um actor ficam sempre vestigios de personagens que vestiram. É verdade? Que personagem o marcou mais e porquê?
No meu caso não costumo ficar com "vestígios" das personagens que interpretei, mas houve uma que me arrebatou por completo e ainda contaminava outros personagens que fiz nessa altura. Trata-se do ´Professor Henrique: era uma personagem com uma composição muito rica em expressões físicas e ficaram "colados a mim" uns bons tempos : )))



Vários são os filmes de animação em que o Nuno dá a voz por uma personagem. O que o atrai mais neste género de projectos?
Adoro dobrar Animação e fazer locução de vozes, foi um trabalho que fiz muito nos primeiros anos e que me deixa muitas saudades... entramos realmente naquele mundo e é muito estimulante criar as vozes para cada tipo de personagem, temos que nos desdobrar em diferentes registos de voz e isso foi uma grande "Escola"!!



Actualmente podemos vê - lo em televisão na novela "Sedução". O Miguel é uma personagem bastante recatada e, torna - se, complicado perceber a personalidade do irmão de Júlia. Quem é o Miguel e o que podemos esperar dele?

Na Novela SEDUÇÃO interpreto o Miguel Alves, irmão da Vilã Júlia. É uma personagem com um dilema, é uma boa pessoa no meio de muita gente mal intencionada. Dada a sua "bondade" acaba por sofrer grandes desilusões nomeadamente amorosas. No meio de tudo isto tem um grande carinho pela Irmã e pelo sobrinho e tenta ajudá-los.
É uma espécie de voz da consciência. Não foi fácil entender como representar uma personagem tão apagada e recatada, mas acho que o mais importante foi que tive de aprender a anular-me enquanto personagem e a descobrir enquanto actor como transmitir ao público pela "passividade" do personagem essas caracteristicas humanas.!!! foi um desafio! aliás Está a ser um óptimo desafio!!! e estou a Adorar pois sou constantemente surpreendido....o que irá acontecer, ao Miguel ainda será um segredo!! : )

 Como é sabido as tramas de Rui Vilhena estão sempre recheadas de muita carga dramática e linguagem tipica de séries. O que o cativa nestes projectos? Até que ponto se torna dificil satisfazer a vontade de um dos maiores autores nacionais?

O Rui Vilhena tem o talento de nos surpreender e constrói personagens riquíssimas cheias de densidade e pormenores, e ao longo da trama vai-nos revelando mais lados dessa personagem e isso é muito estimulante para um Actor.
Sou fã do Rui Vilhena, e do seu estilo de escrita. O Rui criou personagens inesquecíveis no panorama da ficção nacional, como Luísa Albuquerque, Maria Laurinda, Lídia e Barbara Martins de Melo, o Tubarão etc... são pra mim referências de grandes criações e por isso sempre que represento textos do Rui Vilhena sinto que tenho uma responsabilidade nas mãos.
Nunca sabemos se estamos a altura do que o Autor idealiza para as personagens mas empenho-me para construir personagens sólidas e credíveis.


E trabalhar lado a lado com Fernanda Serrano? Como está a ser a experiência?
Estou a Adorar trabalhar com a Fernanda Serrano. Nunca tínhamos representado juntos mas facilmente fui conquistado pela sua simpatia. É uma excelente Pessoa, Colega e Actriz!


Há uns anos esteve no projecto "Morangos com Açúcar" e pôde contactar de perto com alguns jovens talentos. É seguidor da máxima de que a série juvenil é uma fábrica de actores ou, pelo contrário, acredita que se está a criar uma imagem distorcida do que é ser actor?
Nem uma coisa nem outra. Participei na série V dos Morangos com Açúcar e pude constatar que é um projecto que permite revelar novos e Jovens Talentos .
Há já uns anos que a Produção da série aposta na formação e integra nos elencos aqueles que mais se adaptam à representação de casa personagem. Depois todo o processo de gravações torna-se numa escola, e isso é muito proveitoso para estes jovens actores. Uns têm mais talento que outros, uns aprendem mais que outros...Certamente nem todos irão seguir a carreira de actores. Os que tiverem a sorte e a vontade de o ser irão experimentar teatro, fazer workshops, etc ... não se pode dizer que se é actor só porque se fez uma série na Tv ou um anúncio de publicidade. É essa a consciência que têm que ter... Precisamos da vida toda para aprender e desenvolver esta técnica, esta arte. Quem realmente se sente realizado a representar e deseja fazê-lo irá certamente continuar!

Se hoje lhe dissessem que poderia escolher uma personagem para interpretar numa novela, que personalidade e história de vida teria?
Gosto de personagens que tenham composição, e tento normalmente dar esse cunho porque é essa transformação que me fascina, por isso qualquer tipo personagem me dá prazer interpretar... quanto maior a dificuldade, maior o desafio! quem sabe alguém com personalidade distorcida ou com algum tipo de adição ...seria um bom desafio!!! fica a dica"

Como é a reacção dos fãs na rua? Pode nos contar uma cena caricata que tenha vivido nesta interacção entre si e os fãs?
As abordagens na rua são sempre diferentes conforme as personagens que interpreto naquele momento na TV. Normalmente são sempre muito simpáticas e educadas, as pessoas têm vergonha de se expressar muito e outras acham que é incomodo estar a abordar-nos.

Uma experiência muito engraçada que tive foi quando estive a preparar o papel para os Olhos d'Agua: a personagem era paraplegica e por isso fui experimentar andar de cadeira de rodas num cento comercial,para ver e sentir as dificuldades de alguém que anda de cadeira de rodas, acontece que um amigo que me foi ajudar acabou por me colocar numa passadeira rolante e eu fiquei preso no tapete e acabei estatelado no chão... claro que tive que representar que era realmente paraplégico porque as pessoas no Centro comercial ficaram mesmo assustadas comigo por baixo da cadeira de rodas... felizmente ninguém percebeu que eu estava a fazer um estudo de personagem, e o meu primeiro desafio tinha sido superado... : )

Outro momento engraçado foi quando fiz a personagem de Olhos nos Olhos do Rui Vilhena, em que representava um homossexual, fui seguido num carro por um rapaz, que andou a dar voltas, a mudar de faixa, pra frente para traz com o carro dele enquanto eu estava a conduzir na minha faixa, e durante algum tempo ali esteve, pra frente e para traz, a piscar o olho e a acenar, lol foi a chamada sedução ao personagem em plena 2ª Circular.

Obrigado Nuno por toda a simpatia, disponibilidade e, sobretudo, por tornar a ficção nacional muito melhor! O MAIS TVI deseja - lhe os maiores sucessos a nivel profissional e pessoal!