main
main

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aqui a opinião tem lugar privilegiado

Boas tardes caros leitores,
Parece que não, mas já passou uma semana desde o último Jornal Opinião, e cá estou eu novamente para expressar a minha opinião, e a partir de hoje a vossa, sobre a TVI e sobre os dois programas que os leitores foram convidados a escolher para que neste Jornal fosse abordados, e assim será, mas será lá para o final.
Esta semana assistimos a mais um episódio da guerra SIC-TVI, que na minha opinião já está a maçar os telespectadores. A SIC oferece automóveis e a TVI oferece dinheiro, sempre que um canal publicita uma actividade comercial no sentido de oferecer algum produto, o outro canal contra-ataca com outro produto, no caso desta semana passada, a TVI anunciou primeiramente que no dia 20 de Janeiro (a um mês do seu 18º Aniversário) iria oferecer 20 000 Euros, dias depois a SIC anuncia uma emissão especial do Companhia das Manhãs, mudando inclusive o nome para Companhia dos Amigos, e abriu uma linha telefónica incentivando os telespectadores a ligarem para se habilitarem a ganhar um automóvel, que sinceramente já não me lembro a marca, mas deverá ser BMW. Mas sinceramente acho que vamos assistir a mais episódios desta guerra fria.
Esta semana passada também foi marcada pelo regresso, após férias, de Manuel Luís Goucha ao Você na TV, e conseguiu melhorar os resultados das audiências que infelizmente foram um pouco diminuídos na semana em que este esteve de férias, pois Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira são uma dupla que tem que trabalhar sempre em conjunto, na perda de um deles o parceiro fica sem trunfo para ironizar as diversas situações que são apresentados pelo programa das manhãs de Queluz de Baixo.
As novelas da TVI tem tido audiências muito osciláveis. A menina dos olhos da TVI na ficção nacional é sem dúvida Espírito Indomável. Apesar da alteração de horário verificada entre Sedução e Mar de Paixão, pouco ou nada mudou na tabela de audiências, com a transmissão de Laços de Sangue na SIC num horário por vezes oscilante.
Como o prometido é devido vou anunciar os resultados da sondagem que terminou ontem por volta das 19h00,onde os leitores foram convidados a escolher os programas que irei abordar aqui hoje.
Os resultados foram os seguintes, num total de 293 votos:

Secret Story 1 - 43%
Uma Canção Para Ti - 14%
Você na TV - 11%
A tarde é sua - 10%
Depois da Vida - 9%
Agora é que Conta - 6%
Diario da Manhã - 3%

Ficou bem claro que os programas que irei falar serão Secret Story e Uma Canção Para Ti.


SECRET STORY 1
O Secret Story, em português “Casa dos Segredos” é um Reality Show baseado no programa francês com o mesmo nome. Em França este reality show tem sido um verdadeiro sucesso indo actualmente na sua 4ª edição.
Em Portugal o formato estreou no dia 3 de Outubro de 2010, sob a apresentação de Júlia Pinheiro, Pedro Granger e Leonor Poeiras.
Foram 16 concorrentes (António, Ana Isabel, Mário, Renato, Hugo M, Hugo F, Joana, Catarina, Vítor, Jade, Doriana, Daniela, Vasco, Andreia, Ivo e Vera) que semana após semana foram abandonando a casa, ficando apenas 4 concorrentes (António, Vera, Ana Isabel e Ivo) para a grande final que decorreu na passagem do ano no Campo Pequeno, que obteve 88,5% de Share.
Segundo a imprensa nacional, a TVI estará a pensar numa segunda edição do formato ainda para este ano, mas com a saída de Júlia para a SIC, a condução do programa poderá ficar a cargo de Teresa Guilherme.
Este é um formato que reúne todas as condições para ter sucesso (e teve na primeira edição), mas creio que a TVI não cairá novamente no erro de esgotar rapidamente o formato no panorama televisivo nacional, como fez em 2008/2009 com Uma Canção Para Ti.
Na primeira edição, os segredos geraram polémica e fizeram correr muita tinta na imprensa nacional, sendo, na minha opinião, o mais polémico o da Andreia, que era “Fui Acompanhante de Luxo”.
Mas repito que a minha opinião é que este foi e será um programa de sucesso e que a TVI não deverá deixar perder este formato.

Uma Canção Para Ti
“Uma Canção para Ti é um programa de televisão transmitido pela TVI. A primeira emissão foi a 21 de Dezembro de 2008, referente à primeira temporada. A 29 de Março de 2009 estreou-se a segunda temporada. O programa é apresentado por Manuel Luís Goucha e Júlia Pinheiro. Helena Vieira, Luís Jardim, Pedro Granger e Rita Pereira fazem parte do júri.
É um concurso musical onde jovens dos 8 aos 15 anos participam. O público vota através de telefone ou internet, para que os concorrentes se mantenham no programa.”
In, Wikipédia.org


Pessoalmente, gosto do formato deste programa, pois valoriza e revive a música portuguesa, mas a TVI errou em 2008/2009 em emitir no espaço de um ano 3 edições deste programa, que rapidamente cansou o público, mas penso que nesta 4ª edição serão verificados valores altos em audiências.
Termino por hoje este Jornal Opinião,
Até à próxima,
JP