main
main

domingo, 23 de janeiro de 2011

Mini séries vão estar de volta á TVI

"Vamos começar a gravar minisséries no início de Março", confirma ao DN André Cerqueira, director da Plural, a produtora que realiza novelas e todos os produtos de ficção para a TVI.
Um ano depois de terem sido exibidos Destino Imortal, 37 e Dias Felizes, este género ficcionado e mais curto de contar histórias já está a ser trabalhado intensamente nos estúdios do Contracampo, nos arredores de Lisboa. "Há duas semanas que começaram a trazer equipamentos para montar os cenários e para começar a fazer a primeira minissérie. Entre duas a três semanas arrancam as gravações", relata uma fonte da empresa.
Até ao momento, ainda há histórias sob avaliação, e é André Cerqueira, que está no Brasil e tem regresso marcado a Portugal para 6 de Fevereiro, quem corrobora essa informação ao DN. "Por enquanto temos três aprovadas, mas vai haver mais, sim", afirma. "Neste momento fala-se em cinco a seis miniproduções dessas", afiança uma outra fonte da estação.
Esta é uma forma de optimizar os actores com vínculos contratuais, os técnicos, mas também de fazer ficção nacional a preços mais rentáveis.
Uma das primeiras produções tem como base o mundo do sobrenatural e místico. André Cerqueira não confirma esta informação, mas também não a desmente. Recorda, antes, que o objectivo é ter um pouco de tudo. "Ainda é cedo para falar, mas nós gostamos de todos os assuntos e de diversificar, o sobrenatural, vamos ter os anos 80 retratados numa novela...", enumera.
Para integrar os elencos, a TVI e a produtora vão apostar essencialmente em actores que são exclusivos da casa.
Pedro Lima, garantiu fonte da estação ao SN, é um dos artistas que estão escalados para esta nova minissérie, que tem a assinatura de Artur Ribeiro. Contudo, não foi possível obter uma declaração até ao fecho de edição. A ele, hão-de juntar-se outros nomes como Paula Lobo Antunes. Outros actores acabaram de ser libertados das gravações de Espírito Indomável [ainda em exibição]. "Muitos dos que estavam a fazer essa novela vão passar para as novas produções", garante fonte da produtora ao DN.
André Cerqueira garante desde já que as histórias aprovadas "são de novos guionistas". E graceja com a concorrência. "A SIC pode ficar tranquila que não lhes vamos buscar nada", ironiza, aludindo ao facto de Carnaxide ter conseguido que a autora de Mar de Paixão (TVI), Patrícia Müller, se transferisse, o que aconteceu em Dezembro.
Também Casos da Vida, histórias em telefilme baseadas na vida real, deverão voltar a ser rodados, quando tramas antigas estão a ir novamente para o ar, aos domingos à noite. Trata-se numa aposta num modelo de ficção a que a TVI deu relevo em 2008, tendo emitido 35 telefilmes, com uma média de 900 mil espectadores e com uma quota de mercado, share, no valor de 39,2%.
FONTE E TEXTO: DN.pt