main
main

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Aqui a opinião tem lugar privilegiado



Bem-vindos a mais um Jornal Opinião:
Hoje vamos revelar o resultado da votação que esteve à vossa disposição ao longo da última semana, acerca do Apresentador TVI. Vou também abordar as audiências, e a semana TVI.
Esta última seana foi um sucesso a nível de audiências. Começou no Domingo com a melhor e mais aproximada projecção nas Presidenciais 2011, tendo angariado em noite presidencial 12,4% de Rating. Pessoalmente, estive a acompanhar um pouco as presidenciais nos três canais generalistas e a nível de grafismos a TVI, na minha opinião, não esteve melhor do que a SIC, mas o conteúdo da informação e da sondagem, e o alinhamento foi o mais certeiro e conseguiu “ganhar” a noite.
Ao longo da semana, a menina dos olhos da TVI tem sempre brilhado e permitindo uma ascensão da televisão independente nas audiências. Falo-vos de “Espírito Indomável”. Para vos ser sincero não acompanho esta telenovela por motivos profissionais, mas oiço que tem uma história muito rica e muito tradicional do panorama nacional, o que deverá ser o motivo pelo qual os portugueses e portuguesas gostam deste Espírito que é realmente Indomável.
A telenovela que acompanho vivamente é Sedução, de Rui Vilhena, e gosto da história, do enredo e dos cenários escolhidos, mas não chego a perceber o que a TVI está a fazer com esta novela, que tem uma história muito atraente que deveria ser de orgulho para o canal. Mas vamos ver o que se irá suceder nas próximas semanas.
Vou terminar a abordagem da semana TVI agora, pois por motivos pessoais e profissionais não me posso alongar mais esta semana.


Agora vamos ao mais esperado neste Jornal, a revelação dos resultados da sondagem semanal.
Eis os resultados:

Fátima Lopes - 23%
Leonor Poeiras - 22%
Cristina Ferreira - 19%
Manuel Luis Goucha - 18%
Iva Domingues - 15%

Quem irá ser alvo da minha intervenção crítica será, então, as 2 apresentadoras mais votadas, ou seja Fátima Lopes e Leonor Poeiras.
Esta votação foi muito mais votada do que a da semana passada, e sofreu muitas mudanças, quando menos se pensava que os resultados iriam mudar, então a mudança verificou-se.


Fátima Lopes
Vou citar primeiramente um pouco do percurso desta apresentadora. Citação retirada do Wikipédia.
“Maria de Fátima Euleiteiro Lopes (Barreiro, 13 de Maio de 1969) é uma apresentadora de televisão.
Licenciou-se em Comunicação Social, na Universidade Nova de Lisboa, em 1991. Antes disso começou a escrever sobre espectáculos no Diário Popular, colaborou na Rádio Minuto e, em simultâneo, no Departamento Audiovisual da Câmara Municipal de Loures.
Após o encerramento do Diário Popular, passou para a revista mensal Em Forma, como técnica de marketing. Desempenhou essa função durante um ano e a partir daí passou a gerir a imagem do Grupo Económico (hoje Económica), responsável pela publicação do Diário Económico. Antes de chegar à televisão era gestora numa empresa de audiotexto que colaborava com a SIC, passando, por esse motivo, bastante tempo nas instalações daquela estação.
Tornou-se um dos rostos principais da SIC, onde se estreou na apresentação com Perdoa-me, em 1994. Seguiram-se os programas All You Need Is Love, Surprise Show , Fátima Lopes (com mais de 600 emissões) e SIC 10 Horas, que foi líder de audiências durante quatro anos. Comandou Fátima, exibido durante a manhã até 2009. Apresentou ainda os desfiles Moda Paris e Moda Roma, Portugal Fashion e as galas dos Globos de Ouro de 2003, 2004 e 2005.
Foi distinguida pela Casa da Imprensa como Melhor Apresentadora de Entretenimento, em 2004.
Lançou em 2006, 2007 e 2009, respectivamente, os romances Amar Depois de Amar-te, Um Pequeno Grande Amor e A Viagem de Luz e Quim.
A 14 de Setembro de 2009 começou a apresentar o programa Vida Nova, onde se manteve por apenas 9 meses. A 2 de Julho de 2010 Fátima Lopes deixa a SIC após 16 anos, indo para a TVI para apresentar Agora é Que Conta, que estreou a 21 de Setembro do mesmo ano. Apresenta agora A tarde é sua que estreou em 3 de Janeiro de 2011.”

Fátima Lopes, na minha opinião, é uma grande profissional na área de apresentação pois é parcial naqueles temas polémicos, que de certeza que ela, como outros portugueses partilham de uma opinião que não seja aquela que terá de ser tratada num programa televisivo. A sua transferência para a TVI permitiu-lhe que tenha regressado ao entretenimento, mas creio que o formato mais adequado à Fátima Lopes seja o programa que conduz agora, um programa de entrevista, de tratamento de temas delicados, e isso ela fá-lo muito bem. Não digo que no entretenimento não o fizesse bem, mas é mais um registo pessoal aquele que ela faz no Tarde é Sua.

Leonor Poeiras
“Leonor Poeiras apresenta na TVI o concurso interactivo "Quem Quer Ganha", onde os concorrentes dão o seu melhor para encontrar solução aos vários desafios lançados...
Casada com Miguel Braga, filho do fadista João Braga.

A apresentadora teve um filho recentemente.

Projectos em que já participou:

Você Na TV (2009)
As Notícias das Estrelas (2009)
As Tardes Da Júlia (2008-2009)
Gala de Natal TVI 2008 (2008)
Caia Quem Caia (2008)
Festa de Verão 15 Anos TVI (2008)
Gala do 15º aniversário da TVI (2008)
The New 7 Wonders of the World (2007)
Quem Quer Ganha (2006-2009)
Canta por Mim (2006)
Pedro, o Milionário (2006)
1ª Companhia (2005)
Diário da Manhã (2005)
Reciclar Toca a Todos (2005)
Canções Românticas (2005)
DeLuxe (2005-2009)
Fear Factor (2004)
Gala 11 Anos TVI (2004)
Jornal Nacional (1996)

Publicidades em que já participou:
Cd Filhos do Coração (2008)
Optimus (2008)

Data de Nascimento: 6 de Maio de 1980, Portugal
Nome Completo: Maria Leonor Poeiras Simões da Conceição”
In, http://www.leonorpoeiras.pt.vu/
Leonor Poeiras, é um dos rostos que marcou a “fundação” em Portugal do Reality Show “Casa dos Segredos”. De certeza que o que Leonor Poeiras faz de bem é na área do entretenimento e o actual programa que esta apresenta, é sem dúvida a cara dela, pois diverte-se e diverte quem participa e quem vê o programa. Penso que se Leonor Poeiras apresenta-se um programa de entrevista, não conseguiria ser imparcial como Fátima Lopes o é.

Pouco mais há a dizer sobre estas duas grandes apresentadoras da TVI.


Termino este Jornal, com um abraço, e peço desculpa por ser um Jornal numa dimensão inferior à habitual, mas motivos profissionais falam mais alto.
Um Abraço a Todos.