main
main

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Praga ou Tentação? (Opinião MAIS TVI)

Reality show é um tipo de programa televisivo baseado na vida real. Podemos então falar de reality show sempre que os acontecimentos nele retratados sejam fruto da realidade e os visados da história sejam pessoas reais e não personagens de um enredo ficcional. É este o real significado da expressão "Reality Show". "Big Brother", "Secret Story" (etc...) são alguns dos exemplos deste género de formatos.

Depois de 10 anos, a TVI voltou a apostar (em 2010) neste tipo de programa lançando a "Casa dos Segredos". E as criticas ao reality show foram tantas que ainda hoje, 1 mês depois da Grande Final, se discute as qualidades do programa. Numa altura em que na SIC, por exemplo, se prepara "O Peso Certo" (adaptação do "The Biggest Loser") os confrontos entre os apoiantes e os discordantes desta forma de "fazer televisão" aumentam de dia para dia.

E, como é óbvio, não consegui ficar indiferente. Já aqui o disse inumeras vezes mas não me cansarei de o dizer: vivemos em pleno século XXI e temos uma mentalidade suficientemente aberta para eliminar de vez o ideal que nos impuseram as estações de televisão privadas: "Fazemos tudo a pensar em si". É mentira! Não são as opiniões dos espectadores que fazem mover uma estação de televisão: são as audiências. À partida parece que estou a roçar o ridiculo ou a quebrar algum tabu. Mas é a mais pura das realidades! A Televisão faz - se de audiências. Tal como os SuperMercados se fazem de dinheiro (e daí que promovam as campanhas mais intoleráveis) e como os Jornais se fazem de vendas (tendo que procurar mostrar o lado mais bombástico da sociedade). Em Televisão, cada um de nós é traduzido em share ou rating. Ninguém se debruça sobre a nossa individualidade. E está errado isto? Não, muito longe disso...É uma profissão como outra qualquer e quem não o fizer não vinca. Resta - nos apenas aceitar isso como algo extremamente normal, porque o é!

No caso dos reality shows a máxima não é ser o melhor programa de TV, é ser falado! Bem ou Mal o que interessa é que falem. Quanto mais se critica um programa, mais este será visto pelos espectadores. Quanto mais mexer com a intimidade e o lado mais sentimental das pessoas mais sucesso terá. Quanto mais polémico e imoral for, melhor! É por isso que formatos como "Depois da Vida" vencem: porque comovem os Portugueses e os fazem sentir até a própria respiração. "Secret Story" é perfeito? Não! Mas mostra o lado mais intimo das pessoas e isso cria conversas de café e de autocarro. O "Peso Certo" (da SIC) é um bom programa? Não! Mas vai muito ao interior das pessoas, fala - lhes do seu lado mais reservado, transmite uma mensagem. E não tenho duvidas (mesmo assumindo que não verei o programa) que terá sucesso. E a TVI já o percebeu, tanto que anda numa roda viva para encontrar solução para enfrentar a concorrência.

É isto que alimenta os reality shows e as televisões! Parece um comentário frio e calculista não parece? Parece que deixei de crer na televisão? Mas não! Adoro televisão e adoro reality shows! Limito - me é a ver a realidade das coisas: não interessa se gostam: o que interessa é que vejam!