main
main

sábado, 26 de junho de 2010

"O Alexandre é um vulcão prestes a explodir"

[A entrevista que se segue é da inteira exclusividade do MAIS TVI]

Pedro quando era mais pequenino sempre sonhou com a carreira de actor? Ou tinha outro grande sonho?
Sempre quis ser variadíssimas profissões, desde pirata a "desenhador dos desenhos animados" (como dizia em pequeno), sempre estive muito ligado ao mundo das artes e performance, por isso acho que tudo isto foi um forte indício a dar com a minha verdadeira vocação, ser actor. Desde muito cedo que faço teatro, que dava por mim a interpretar e imitar personagens que via nos filmes que o meu pai gravava.


Como reagiu quando soube que iria estar presente na 4ª temporada de Verão da série "Morangos com Açúcar"?
Foi um "congelamento cerebral" durante os primeiros dias até começar mesmo a gravar. No entanto nunca fui pessoa de me deslumbrar e eludir. Para mim a entrada nos morangos era o início de algo, embora eu não me tenha estreado em TV com os Morangos, no entanto foi o primeiro projecto televisivo com mais impacto no público por assim dizer. Quando fiz o casting para os Morangos com Açucar, tal como outras 300 pessoas ou mais, estava a terminar a ACT escola de actores, portanto aconteceu tudo no momento certo e posso dizer que tive muita sorte em fazer específicamente a série 4 de Verão dos Morangos com Açucar no personagem "Ricardo".


Meses depois da sua curta prestação na série juvenil da TVI, teve acesso directo a uma das maiores novelas de sempre da estação. Como foi gravar "A Outra" lado a lado com nomes como Margarida Marinho, João Perry ou mesmo Margarida Vila Nova?
Sim de facto foi uma das novelas com mais sucesso da TVI até aos dias de hoje, e para mim foi sem dúvida um privilégio enorme fazer o "Kiko". Foi a novela que mais gostei de fazer até hoje sem qualquer sombra de dúvidas, quer tenha sido pela escrita (novela de autoria de Tozé Martinho), como pelo elenco, fui muito acarinhado por todos, fiz amigos; como pelo personagem, que foi dos personagens mais completos, mais difíceis e mais fortes que fiz até hoje.
Trabalhar com a Margarida Marinho, João Perry e Margarida Vila Nova foi uma aprendizagem constante, foram sempre sempre muito atenciosos comigo, divertimo-nos muito, choramos muito, rimos muito, dentro e fora de cena, ficou uma amizade e um carinho especial pelos e entre os 3, ainda hoje mantemos contacto e anseio voltar a trabalhar com cada um dos 3. São actores à séria! para além de profissionais exemplares e amigos.


Que recordações guarda do Ricardo (MCA 4), Joel ("Flor do Mar") e Kiko ("A Outra")? Com qual deles se identificou mais?
Tenho tido muita sorte nos papeis que a TVI me tem destacado para fazer, pois são e foram sempre todos eles diferentes, muito diferentes uns dos outros, de composição, e isso é optimo para qualquer actor, poder mostrar a sua versatilidade a representar.
O "Ricardo" de "Morangos com Açucar - Série 4 Verão" foi um presente que qualquer actor que faz morangos gostaria de ter, um peronagem muito bem escrito pelo autor e amigo António Barreira, um vilão sempre com um grande sentido de humor negro à mistura, que vivia a vida sem preocupações como se cada dia que vivesse fosse o último. Guardo muitas boas recordações deste intenso personagem, da equipa, de alguns actores com quem trabalhei, da direcção do projecto.
O "Kiko" da novela "A OUTRA" foi sem dúvida o melhor personagem que desempenhei até hoje, o que mais gostei, a novela que mais prazer me deu a fazer e talvez a que me deixa mais saudades, quer pelo personagem e escrita em si, elenco, equipa técnica, produção, etc. Foi um personagem muito complexo, muito complicado, de composição, tal como eu gosto. Passou por varias fases desde a depressão, toxicodependência, alcoolismo, a rivalidade constante com o pai, a tentativa de descoberta da verdadeira causa da morte da mãe, o vício, o amor pela "Sofia", etc... Foi um personagem extremamente completo, escrito pelo Tozé Matinho e sua equipa de autoras.
Seguiu-se o Joel de "Flor do Mar", um Nerd, trapalhão, virgem,o verdadeiro patinho feio. Aqui explorei a vertente cómica. Foi muito engraçado compor este personagem, diverti-me muito. Trabalhar com o Nuno Melo foi óptimo, aprendi muito, ri-me muito, muitas vezes em cena.
A Série "37" escrita pelo autor e amigo Rui Vilhena. O "Jorge", um psicopata com graves distúrbios mentais, que volta para perseguir a ex-namorada. Foi um projecto digno de uma escrita muito cuidada, personagens muito sólidos e uma história de cortar a respiração que qualquer actor deseja fazer, aliás, como é típico de todos os projectos do Rui Vilhena. Foi mais um personagem forte que tive de desenvolver com muita coerência e minuncia.
Todos estes personagens foram desafios, para mim enquanto actor, mas sem dúvida que aquele que me traz mais saudades, não só pelo personagem mas pela novela que foi, elenco, equipa, escrita, foi o "Kiko" da novela "A OUTRA".


Como está a ser gravar uma novela, assim tão perto do mar? (Em "Mar de Paixão")
Está a ser óptimo, a pesca é uma realidade que muita gente desconhece, que eu próprio desconhecia, toda a sua essência, e problemáticas. Estou a aprender muito com este "Alexandre", e com toda a comunidade de pescadores.


Como se definiria enquanto pessoa?
Eu?? haha! aí está uma pergunta difícil... não sei bem, acho que ainda não me conheço o suficiente para me poder definir, sei apenas que sou uma pessoa de princípios, lutador, com objectivos e metas bem traçadas, teimoso mas sempre por uma causa (tal e qual como o James Dean, lol), viver cada dia como se fosse o último.


E como definiria o Alexandre Veloso (Alex) de "Mar de Paixão"?
O Alexandre é um "vulcão" sempre prestes a explodir, é um pescador, com um bom fundo, mas extremamente recalcado pelos anos em que viveu preso às muletas, sem conseguir trabalhar, andar, fazer a sua própria vida. E que agora quer fazer tudo o que não fez, viver tudo o que não viveu em 4 anos, então muitas vezes nem sabe distinguir o bem do mal, o certo do errado. Este Alexandre é uma verdadeira força da Natureza.

Como é a reacção dos fãs na rua? Já passou por alguma cena caricata que nos queira contar?
A Reacção é sempre muito positiva, as pessoas abordam-me muito, e é engraçado que a maior parte se lembra e distingue todos os personagens que faço, e eles próprios muitas vezes ficam admirados com as transformações e as mudanças radicais de personagens de novela para novela, o que é óptimo para mim, acho que um actor tem de ser versátil, completamente camaleónico.
Neste momento os fâs na rua, ou até mesmo pelas cartas que recebo, pedem-me para o Alexandre não tratar tão mal a mãe e a irmã, ou então, pedem-lhe para ter cuidado com o Leonel ou para ganhar o duelo ao Duarte pela Dalila. É motivador a forma como as pessoas se embrenham nos personagens e nos projectos que faço, como ficam sensibilizados com cenas mais emotivas ou irritadas com cenas mais violentas ou até mesmo divertidas com cenas mais cómicas.
Já tive algumas situações mais caricatas sim. Uma dela, enquanto fazia Morangos, fui pedido em casamento por uma fã diversas vezes, até que tive de lhe explicar que ainda era muito novo para casar.

Trabalhar na e para a TVI é um orgulho, um privilégio, é trabalhar em família.

Verão é sinonimo de praia, noites de festa com os amigos.

Eunice Muñoz é um exemplo de um verdadeiro talento na área da representação, de uma verdadeira Senhora com uma Humildade tão grande como o seu Talento e para mim um privilégio de poder aprender e experienciar todas as suas máximas.
O teu maior defeito é ser tão perfeccionista

A teu maior qualidade é ser genuíno

A tua mensagem para os visitantes do MAIS TVI é que continuem a ver-nos,a apoiar-nos, a acarinhar-nos, a rir e a chorar connosco, o que fazemos é para vocês, e é feito com muita dedicação, trabalho e verdade.

Obrigado Pedro por toda a disponibilidade, simpatia e talento!