main
main

sábado, 22 de maio de 2010

ESTREIA!

[A entrevista que se segue é da total exclusividade do MAIS TVI. Não é proibido o uso da mesma para publicação noutros espaços. Apenas se pede a colocação de créditos]

Antes de iniciar gostaria de agradecer ao actor André Nunes toda a disponibilidade e simpatia. É neste diálogo aberto aos fãs que se vêem os grandes actores. Obrigado por tudo! Foi um enorme prazer realizar lhe esta entrevista!

As pessoas conhecem - no como actores de novelas, mas sabemos que se estreou no Teatro. Nos tempos em que representava apenas em Palco sonhava entrar numa produção televisiva ou nunca pensou em tal?
Na altura em que comecei apareceu, quase em simultâneo uma oportunidade em televisão e teatro, felizmente para mim , penso eu, apareceu primeiro um trabalho em teatro. Penso ter sido positivo para ter tempo de evoluir e estar ao lado de actores experientes de várias idades diferentes. Permitiu-me ganhar um carinho especial pela profissão e valorizar ainda mais o trabalho de actor. Nessa altura não tinha bem consciência se tinha perfil ou não…e só aconteceu depois de algumas experiencias teatrais, o que me deixou um pouco mais preparado para o ritmo alucinante da televisão.

Como foi contracenar com actores como Helena Isabel, Sofia Alves, Nuno Homem de Sá...na novela que o lançou para a Fama televisiva? ("Ilha dos Amores")
Foi interessante, cada um deles com personalidade muito diferente…contracenava mais com a Helena Isabel que me deu uma grande lição de profissionalismo e talento. É muito bom trabalhar com actores mais velhos que mantêm o brilho. Que com o tempo se torna mais difícil com o cansaço e repetição de projectos. O Nuno homem de Sá é muito divertido e energético. E tanto ele como a Sofia Alves foram muito simpáticos comigo.

Guarda saudades do Gil da novela? Foi muito complicado criar uma personagem tão complexa como essa?
O Gil foi de facto aquilo que se chama um bombom para um actor, tal como disse o André Sequeira quando me encontrei com ele…senti logo que tinha uma grande responsabilidade em mãos. Mas veio ter comigo numa altura favorável, era um personagem trágico-comico. E era frágil, um rapaz muito solitário por ser órfão, não tinha a vida fácil, mas revelava uma atitude iluminada para com a vida. Eu como actor sentia muita vontade de mostrar serviço, e ao mesmo tempo era um mundo novo para mim, e estava igualmente frágil, que me veio servir para o personagem que nem uma luva. Estava muito bem escrito pela Maria João Mira, fiquei emocionado simplesmente ao ler uma ou outra cena. Levou-me a alguns sítios mais profundos apesar de ter um tom cómico.

Seja em "Ilha dos Amores", em "Feitiço de Amor", "Ele é Ela" ou mais recentemente em "Mar de Paixão" tem nos brindado, enquanto espectadores, com personagens num estilo bastante cómico. Que outro género de personagem gostaria de interpretar?
Eu tento usar humor pois é uma coisa que me diverte muito, é um pouco a minha maneira de sobreviver, como ser sofredor e errante neste drama que é a vida.(trágico isto heim!) Mas a tragédia quando bem feita dá um prazer indescritível. Gostaria de fazer um vilão como é obvio….todos queremos, é uma maneira de exorcizar os nossos demónios talvez…ehehe. Mas penso que ainda conseguirei retirar prazer de vários tipos de personagens. Mas deixo aqui uma, já se tem dito: até aos trinta tens a cara que deus te deu, depois dos trinta tens a cara que mereces. Com a idade terás a personagem que mereces.

Estando nós tão perto do Verão, como é gravar (em "Mar de Paixão") tão perto do Mar e da Praia?
Gravar o Mar de Paixão com vista para o mar(quando não estamos em estúdio é claro) é maravilhoso….um quadro muito belo e tranquilizador em constante mudança, haverá melhor cenário? Ainda por cima com marisco por perto! Se bem que o sol por vezes ataca com força e não é fácil manter a energia.

Como está a ser interpretar o Amarelo?
O amarelo está a ser muito divertido e desafiante, um universo que acho muito interessante, personagens de personalidade forte, vida dura, mas brilhozinho nos olhos…e é terapêutico falar á pescador…ser mais rude, mais livre. È bom. Mas volto a repetir é um registo algo difícil de manter

Sem querer desvendar muito da novela, lider em audiências, a sua personagem ainda vai surpreender muito?
A personagem Amarelo ainda se vai meter em muitos trabalhos posso garantir. E agora ando a ler os últimos guiões e só penso - como é que te vais safar desta? Ahaha. Já foste amarelo!

Costuma ser abordado pelos fãs na rua? Qual foi a cena mais caricata ou que mais o marcou num desses momentos?
Sim somos bastante abordados, o que tem coisas boas e más….depende do estado de espírito. Mas é maravilhoso sentir o carinho das pessoas, dá muita força, porque no fundo são eles que interessam. Daria para contar muitas histórias…mas lembrei-me de uma imagem já do tempo da ilha dos amores…em que seguia com o actor Carloto Cotta num carro na ilha dos amores e passamos á porta de uma café/tasca, cheio de homens, que até intimidava um pouco, nos açores, homens do mar talvez….e quando me viram a espreitar do carro gritaram” áaahhh Giiillllll!!! E as caras de homens rijos transformaram-se em caras de miúdos de escola, pareciam putos….foi ai que percebi a força da televisão e do personagem.

Ao ver que "Mar de Paixão" tem alcançado grandes resultados como se sente? É bastante mais aliciante trabalhar para um projecto lider?
Obviamente que é um orgulho, atingir tantas pessoas, um actor quer e necessita de publico…é ar para os nossos pulmões. Alto que tenho a agradecer á TVI

Por último, como é trabalhar na TVI?
Trabalhar na TVI é ter oportunidade de trabalhar com muitas pessoas dedicadas em vários sectores, desde actores, escritores, produtores, coordenadores, chefes, realizadores, directores de actores, motoristas, cozinheiros, porteiros, empregadas de limpeza, cabeleireiras, maquilhadoras , figuração, fotografo de cena, e a sempre presente(sai-lhes do pelo) equipa técnica. Em resumo uma espécie de família . Quando se aprende a valorizar isso retira-se muito mais prazer deste trabalho.

Esperemos que tenha gostado desta entrevista a André Nunes e não perca na próxima semana mais uma "Mais Conversa" com um novo rosto TVI!

TEMPO DE ANTENA

O que achou da estreia de "Mais Conversa"?

O que achou da entrevista exclusiva do MAIS TVI a André Nunes?