main
main

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Estreia MAIS TVI

Boa Noite! Antes demais dizer que é um prazer regressar ao "Quando cai a noite".

Que o que é transmitido na televisão marca a vida de quem a segue, já todos nós constatamos. Mas que há frases de novelas que entram automaticamente no nosso dia - a - dia, poucos de nós notam....

Quem assiste frequentemente a novelas fica, poucos meses depois da estreia das mesmas, a conhecer as personagens de uma ponta à outra e há até quem fique "preso" a algumas delas concentrando nelas toda a história da novela. Passam a ser essas personagens quem nos entra diariamente pelo ecrã e aquelas que dizemos conhecer toda a sua vida de uma ponta à outra. Afinal, e principalmente para quem está só, tornam - se uma grande companhia.

Adaptam - se hábitos da tal "figura" e por vezes hà frases impossiveis de tirar da cabeça. Quem não se recorda do "Cansas me a beleza Zé Carlos!" ou do "Deixas me exaurida" ditas por uma das personagens mais caricatas da novela "A outra"?

Mas não é só: em "Deixa que te leve" o Manel Carrapiço repetia vezes sem conta e de uma forma engraçada a frase "Eu trabalho! Eu tenho um trabalho". Em "Meu Amor", Patricia Tavares deslumbra os Portugueses com o doce chamamento "Patroazinha" ou, e desta vez referindo - se à vilã Estela, "Mal ressuscitada, nem ressuscitar sabe"!
Outro caso é o de Ana Marta em "Mar de Paixão" com a despedida "Bijoux" e o de Amarelo, na mesma trama, que quando se vê numa alhada (99% das vezes) exclama "Foste Amarelo, foste..."
Muitas mais frases ficaram e muitas mais estão para chegar. O certo é que se torna bastante interessante reflectirmos sobre a forma como aquilo que vemos na televisão se torna tão cativante que chega a moldar - nos e a ceder - nos hábitos e dizeres...

Pegando numa frase de uma personagem de "Sentimentos": "Estás a ver aquela porta? Eu já sai e tu nem viste". Ou melhor: "Vou ali, ja venho!"

Ate amanhã!