main
main

quarta-feira, 21 de julho de 2010

De Segunda a Sexta no MAIS TVI

Boa Noite!

Embora sejam apelidadas de "conteudo para toda a familia" as novelas apresentam um formato bastante feminista. Convencer uma mulher a sentar - se em frente ao ecrã e a vibrar com uma novela é tarefa bastante fácil. Mas como "prender" o publico masculino a este tipo de formatos?

A cena retratada na imagem é da novela "Meu Amor". Uma cena em que Clara (Sofia Ribeiro) se envolveu com Jorge (Pedro Barroso). A principio a cena não tem nada de especial. O certo é que o video no youtube que contém o momento já foi visto por mais de, veja só, 35 mil utilizadores. Embora não hajam dados para comprovar o aumento das audiências nos episódios cujas cenas em questão são transmitidas, o certo é que muitos autores encaram a sensualidade como um ponto forte para cativar o olhar do publico masculino.

António Barreira, autor da novela em questão, não acredita que as cenas de sexo possam fazer subir os valores audiométricos já que o Portugal actual vive rodeado de sexo grátis (net, cinema...). Já o realizador da mesma trama assume que as ditas cenas poderão servir como tónico para a vida de muitas pessoas que assistem à novela.

Mas, até que ponto a exposição do sexo e da sensualidade em horário nobre é saudável? Não se tornará às vezes constrangedor reunir a familia (já que este é um produto familiar) e, com ar constrangido, tossir para o lado enquanto Clara (neste caso) bastante sensual despe a lingerie preta e se agarra aos ombros musculados de Jorge? Não será mesmo esta uma forma de fazer o tal "corte" no ambiente novelistico e dar algo novo aos espectadores? Uma maneira de chamar publico masculino para um mundo tendencionalmente feminino?

Não sei se se estará a formar uma tendência o certo é que uma pequena visita pelo youtube é suficiente para nos depararmos com mais de uma centena de videos de cariz sexual (transmitido em novelas ou séries) postados, vejam só, por Homens! Mas também os há, aqueles videos que apresentam momentos sensuais de actores Portugueses ditados por fãs por vezes momentâneas. O certo é que as cenas com mais "piri piri" dão às novelas um pouco mais de realismo e sensualidade que por vezes nos falta no dia - a - dia.

Levanta - se porém uma questão engraçada. De todo o lado e a todas as horas surgem dezenas de criticas em fóruns, videos etc...acerca do facto de as estações de televisão seleccionarem "modelos" em vez de actores e actrizes. Queixam - se de que as "carinhas larocas", por vezes nem minimamente talentosas, têm sempre lugar em televisão. Porém são esses mesmos criticos (masculinos ou femininos) que o fazem acontecer diariamente. São eles mesmos que exigem cenas de alta sensualidade e "piri piri", exigindo portanto corpos musculados ou seios bem definidos.

Embora nem todos o admitam, hà muito que as cenas picantes entraram nas rotinas das novelas e continuam a conquistar o público mais desinteressado neste tipo de produções. E para este tipo de fenómeno já não há contraceptivos!

Quando cai a noite em sua casa...
Dê - nos a sua opinião sobre o tema e sobre a nossa crónica de hoje