main
main

segunda-feira, 26 de julho de 2010

De Segunda a Sexta no MAIS TVI

Boa Noite!

Os adultos, dizem que a idade lhes atribui sabedoria. Os jovens mais rebeldes dizem que são marcas de um passado inaceitável. Os jovens mais ternurentos assumem o prazer de ter um avô ou uma avó.

Várias formas de ver e apreciar o grau de parentesco mais grandioso de toda a Humanidade. Hoje é dia dos avós e o MAIS TVI foi pesquisar sobre os avós mais recentes da ficção nacional da TVI. Com o tempo mudam - se mentalidades e muda - se também a forma de os retratar nas novelas da estação.


Em "Sentimentos", Ruy de Carvalho representava o tipico avô à antiga: mentalidade retrogada, protecção máxima e uma fobia à mudança. Era assim o cómico Carlos Dias.

Quem não conhece este tipo de avô sempre resmungão, contra tudo e contra todos, e recusando aceitar as "modernices". Sejam elas a tecnologia, a moda...

Não deixa portanto de mostrar o lado mais caracteristico de um avô: o carinho, alegria e muito amor! Embora sempre "revoltado", Carlos não deixava de amar a neta e de a proteger com todas as suas forças.



Chama - se Inácia e tem dado um ar mais cómico à novela "Meu Amor" da TVI. Interpretada por Elisa Lisboa, esta avó representa o género "mimalho".
Uma autentica criançinha na 3ª Idade. Vive no mundo dos sonhos, dos planos, das loucuras. Embora não viva sem a filha e os netos nunca o demonstra, apenas por querer toda a atenção só para si.

Henriqueta Maia dá vida à avó mais radical dos "Morangos com Açúcar".
Alda Dinis é divertida, bem disposta, aberta a novas ideias, fã de desporto e sobretudo bastante compreensiva.
Nutre um amor imenso pelos netos e faz por eles tudo. Mesmo assim não deixa de viver a sua vida, de sair com as amigas e de experimentar coisas novas. Actualmente vive uma situação complicada já que se rendeu aos prazeres da Praia de Nudismo e tem de "levar" com os netos, sempre a julgarem a avó.
3 avós, 3 rostos diferentes, 3 mentalidades diferentes. É assim que hoje se representam os avós na ficção nacional de Queluz. Há de tudo, mas sobretudo tem - se deixado ficar uma óptima imagem deste grau de parentesco. As mensagens de confiança, luta e alegria eterna têm tido continuidade e dando aos espectadores hipoteses para "abrir mentalidades" e rejuvenescer a sua população.
Sejam como forem, magros, altos, gordos, baixos, exigentes, compreensivos, radicais, sérios, doentes, pouco receptivos ou mimalhos, um avô é sempre um avô. Fazem parte do nosso passado e conduzem o nosso futuro! Parabéns a todos o avós de Portugal e a todos os netos que deles tratam com muito carinho e respeito. Cada cabelo branco vale ouro e tem uma historia de vida para contar...