main
main

terça-feira, 28 de julho de 2009

"Quero que a Márcia seja cómica"



Maya Booth, 25 anos, desempenha o papel de "Márcia Sousa", a menina diabólica que não aceita de modo algum perder o seu amado "Pedro" em "Deixa que te leve". Num momento entre as gravações que decorrem entre Arcos de Valdevez e Lisboa, Maya confessou que apesar das "maldades" que comete a sua personagem, gosta mais de pensar nela como alguém que diverte o público, a si própria e o elenco da novela.

Como tem sido gravar em Arcos de Valdevez?

Tenho viajado semana sim, semana não. Ficamos normalmente uma semana, o que é bom, porque dá para entrar no ritmo, para estar com equipa, acabamos por fazer muita coisa juntos e está a ser bom também explorar uma região que não conhecia. É diferente porque em Lisboa trabalhamos em estúdio, e em Arcos de Valdevez quando saímos cá para fora, vemos o verde, as cores, as pessoas, a comida e a música, claro, de que gostamos todos muito. A equipa funciona bem.

E fazer o papel de má da fita?

É um desafio. Gosto de criar obstáculos, de ir para um sítio desconfortável e gosto de arriscar. Agora gosto da "Márcia" pelo lado cómico dela. Ela não é má, tem uma visão das coisas e do mundo, muito diferente de nós. Vive noutra realidade e eu estou a brincar um bocadinho com isso. Quero também que seja cómica, que não seja uma coisa muito pesada, muito negativa… Mas ela faz algumas maldades.

E o público, como está a reagir?

De forma engraçada (risos). Quando estive nas festas de S. João, foi engraçado ouvir o "feed-back" das pessoas, as coisas boas e as coisas más. Mas tem sido boa, sim.

O que se prevê para o evoluir da sua personagem e, em especial, do triângulo amoroso com o "Pedro" (João Catarré) e a "Luz" (Mariana Monteiro)?

Com a "Márcia" estão sempre a acontecer coisas. Ela anda a mil, quando ela quer uma coisa e não tem, faz tudo para a conseguir. Ela vai andar constantemente a arranjar esquemas e a pensar: "Qual é o meu próximo passo para ter o 'Pedro'?". De resto vão ter de ver a novela para saber o que é que acontece. Mas vêm aí muitas maldades da "Márcia".




É fácil construir um personagem assim?

Bom, eu acabei uma novela ("Feitiço de amor"), comecei outra e queria mesmo agarrar este papel, tal como agarrei os outros, mas gosto primeiro de olhar as coisas pelo lado de fora. Imaginei a "Márcia" pelo lado físico e depois pelo lado emocional. Isso ajuda-me como actriz. Eu Maya gosto de observar, vejo primeiro a forma e depois trabalho o conteúdo. Com a "Márcia" percebi que poderia entrar um bocadinho no exagero na parte física, pelas roupas, pelos acessórios, pela maneira como fala, pensei que o físico poderia ser interessante nesse sentido…


Mas é quase uma caricatura, é isso?

Sim e também queria que fosse uma coisa distante de mim. Pensei no andar, no ritmo dela, na respiração, nos tiques, na maneira como ela segura o cabelo, na maneira como ela é muito aluada…Pequenos detalhes que eu fui construindo. Obviamente que isto não aparece no primeiro dia, isto é um crescimento, uma viagem… Até ao último dia das gravações, eu vou estar a construir a personagem. Isto é uma coisa que não pára nunca

E também se diverte um bocadinho, não é?

Sim porque tenho um núcleo de actores fabuloso, com a Sofia Nicholson. Estamos sempre a rir uma com a outra, a improvisar e acabamos sempre por criar situações muito engraçadas. E também com o meu irmão, o Isaac (Alfaiate), com o Vítor Norte… O nosso núcleo já de si é muito engraçado e muito distante de nós. Somos do Norte, portanto, é muito divertido…

E para depois da novela "Deixa que te leve" já tem planos?

Não. Um passo de cada vez, um dia de cada vez e depois logo se vê…

Novelas?

É a "Deixa que te leve", para já…

Mas tem outras ambições como actriz?
Claro. Eu acabei agora uma peça encenada pelo António Pires, chamava-se "Say it with flowers", que vamos repor, mas ainda não sei as datas ao certo. Tenho outros sonhos, acho que é importante sonhares alto e é isso que eu quero fazer. Alguns deles é viajar, aprender e ficamos por aí. Tenho muitos sonhos, mas são só estes que quero revelar…

… profissionalmente?

Há muita coisa que quero fazer, mas prefiro guardar. Fica para mim.



FONTE: Jornal de Noticias