Hoje, excepcionalmente, o Jornal Opinião será elaborado por mim, Miguel Leão. Mudanças! Só agora?
A mudança de cor de cenário do estúdio d’As Tardes da Júlia’ de rosa para vermelho aquando a substituição do programa por ‘A Tarde É Sua’ não foi, aos olhos de todos, uma mudança drástica. Obviamente, na altura, não houve tempo suficiente para uma mudança mais significativa no cenário, grafismos e conteúdos do programa, contudo o compasso de espera entre a estreia e até agora foi significativa e não se viu mudanças relevantes no talk-show. Sei que uma mudança num programa desta relevância não é pensada em dois ou três meses, porém não se justifica que a mudança apenas se dê quando o programa completar um ano de existência. Pelo que também será mais difícil aumentar a vantagem de audiência conquistada até então sobre os outros canais, pois o público já se habituou a outros produtos da concorrência. É tarde demais…
‘Agora Já Não Conta’ é o subtítulo que encaixa na perfeição ao programa das tardes da TVI apresentado por Leonor Poeiras.
Se no seu início o programa até apresentava resultados razoáveis, actualmente o concurso tornou-se uma verdadeira pedra no sapato da TVI. Contudo pergunto-me porque é que o programa continua no ar, pois os resultados são desastrosos e danificam a média de audiências diárias. Mas não chega criticar, é preciso apontar os principais problemas do programa e as razões porque se tornou num dos flops do ano. Ora vejamos, não é propriamente apetecível estar a ver um programa que, na maior parte do tempo, se fale do passatempo de casa. É extremamente cansativo ver jogos repetidos constantemente, em que acontece sempre o mesmo. Se no principio as pessoas viam o programa para conhecer a dinâmica de todos os jogos, agora desligam a televisão para não serem massacrados com repetições continuas, porque embora mudem os concorrentes e os artistas que vão lá actuar um programa parece ser continuação ao de ontem e o de anteontem. É sempre igual!
Nos Morangos com Açúcar…
Para mim foi uma das melhores decisões tomadas pela TVI, recentemente, dar outra dinâmica á série infanto-juvenil MCA. Embora ache que as artes performativas tivessem um peso mais positivo da globalidade do público do que a moda e que as ciências, é importante terem apostado numa dinâmica diferente para não cansar o formato. Obviamente era cansativo para o público terem apostado mais uma vez nas artes, pois acho que esta série já sofreu um desgaste drástico nesta última temporada… É importante variar os temas da série e não deixar que os jovens percam interesse por MCA.
E como este blogue também é feito por si, deixo três questões sobre os temas que falei, para si que acompanha o Mais TVI desse lado:
1) Quais as mudanças acha imprescindíveis no programa ‘A Tarde É Sua?
2) Acha lógico da parte da TVI manter o ‘AEQC’ no ar? Porquê?
3) O que pensa quanto á TVI ter mudado o tema central de MCA?