main
main

domingo, 25 de setembro de 2011

Atenção: Isto não é só conversa!

MAIS CONVERSA com... Mafalda Portela

Desde já, a equipa Mais TVI agradece a tua disponibilidade para esta entrevista e deseja todo o sucesso possível para esta experiencia.

Como surgiu a ideia de participares num casting para os MCA9? Foi um acontecimento espontâneo ou ponderado?
Surgiu-me a oportunidade de fazer o casting praticamente de um dia para o outro .
Foi espontâneo, nem pensei duas vezes. Apanhei um comboio e lá me aventurei sozinha por Lisboa!

Embora os ‘Morangos com Açúcar’ sejam um sucesso grandioso no nosso país, muitos dos jovens que são espectadores da série não conhecem muito bem todo o processo que faz um jovem a entrar na série. Conta como foi o teu percurso desde a inscrição inicial, passando pelos castings, pelas fases de selecção e formação ao ‘sim’ final.
Eu não fiz o percurso normal que o resto do elenco fez. Nem sei muito bem como funciona. Sei que há castings, workshops e depois vão sendo escolhidos para o elenco. O elenco já estava todo escolhido, mas faltava a pessoa para fazer de Tatiana Branco. A duas semanas de começarem as gravações fui contactada para fazer um casting musical... passado dois dias soube que me tinham escolhido e aqui estou eu.

Eventualmente que, o espírito de competição que se fazia sentir nas diferentes fases de selecção era grande. Contudo, uma vez que, os jovens actores já foram escolhidos obviamente já foram criados laços de amizade e confesso já ter visto algumas fotos de gravações e jantaradas onde se mostrava que foram criadas grandes amizades. Qual é o espírito dominante nas gravações e tempos livres? Chegaste-te a alguém em especial?
Nas duas primeiras semanas foi complicado para mim. Todo o elenco se conhecia desde a altura dos workshops... Então eu caí ali no meio de pára-quedas. Tinha vergonha de falar com eles. Sentia-me um bocadinho intrusa.
Mas depois de os conhecer, comecei a adora-los. Dou-me bem com todos, não há maldade nem rivalidades. É um ambiente fantástico. Adoro cada um dos meus colegas. Não posso escolher um em especial, porque todos são especiais para mim .

Tatiana é a tua personagem em MCA9. Sabemos que esteticamente são diferentes, mas interiormente? Quais são as diferenças e coincidências entre ti e a Tatiana?
A Tatiana é parecida comigo em muitos aspectos. É sincera, divertida e adora estar com os amigos. Mas penso que é um bocadinho mais ingénua do que eu. Temos muito mais coisas em comum do que diferenças.

 Fala-nos um pouco da Tatiana.
A Tatiana é muito altruísta , está sempre pronta a ajudar quem precisa . Simpática , sincera , divertida . É uma apaixonada pela vida e pelos amigos . Tem muita força dentro dela . Tem uma relação muito especial com a mãe , são praticamente as melhores amigas . É muito boa aluna e bastante aplicada . É determinada e defende sempre os seus ideais . É apaixonada pela moda mas o seu grande amor é mesmo a música .

Os ‘Morangos com Açúcar – (Per)Segue o Teu Sonho’ são uma reviravolta dos temas principais comparando com as anteriores séries. O que achas dos novos temas (moda, ciência, desportos)? Acreditas no sucesso dos temas?
Eu acredito que vá ser um sucesso . Já foram abordados tantos temas nos MCA . Porque não a moda , as ciências , os desportos radicais ? Acho que são temas que se identificam com qualquer jovem dos nossos dias .


O que achas de toda a produção dos ‘Morangos com Açúcar’?
É sempre uma grande animação ! Mesmo ! Não é como acordar todos os dias e pensar "que seca , mais um dia de trabalho" , porque não é assim . A equipa é brutal , temos uma relação de amizade e companheirismo espectacular . Fazemos um bom trabalho e ainda conseguimos criar um bom ambiente . Que se pode pedir mais ?

Desde sempre que os MCA foram e são uma grande escola de actores. O que pretendes reter de melhor desta nobre experiência? Tens aprendido muito?
Pode parecer mentira , mas ao contrário do que as pessoas normalmente pensam , aprende-se muito nos MCA . Não é só brincar ás casinhas e ás famílias de faz-de-conta . É um trabalho divertido sim , mas bastante difícil . Temos de ter milhares de coisas em atenção , temos de estar concentrados . Há um sem-fim de indicações que temos de cumprir . Para além , claro , da nossa interpretação . Sim tenho aprendido muito . Todos os dias aprendo coisas novas !
Contracenar com a Alexandra Leite (minha mãe na série) também ajuda muito !

Achas que os MCA podem levar-te ao sucesso da área da representação ou lançar-te noutra área com a música ou não te preocupas muito com isso e queres dar o teu melhor?
Neste momento estou a tentar absorver tudo , aproveitar tudo ao máximo . Não me preocupo muito com o futuro . Preocupo-me com o hoje, com o agora . Mas garanto que vou dar o meu melhor .

Os MCA são uma experiência ainda muito recente na tua vida…Contudo por tudo o que tenho visto já muitas pessoas demonstraram a sua opinião sobre o teu trabalho. Qual é o feedback/balanço até agora?
Até agora tenho recebido boas criticas , mas como a vida não são sempre rosas , estou aqui à espera das más criticas .
Bom , mas pelo menos até agora , o feedback tem sido positivo .


O que este trabalho mudou na tua vida? Quais são as diferenças mais relevantes?
Mudou completamente a minha vida . Tive de interromper os estudos e largar tudo ... vir para uma cidade nova , sem conhecer nada nem ninguém . Afastar-me da família , amigos ... Foi complicado . Mas valeu a pena ! Há sacrifícios que têm de ser feitos . Estou a adorar esta nova experiência .

Ao que julgo saber, a música e a representação fazem parte da tua vida desde há algum tempo. Como surgiram estas paixões?
Tudo começou quando comecei a participar num evento chamado "Escoliadas" através do colégio que eu frequentava . O colégio de Albergaria . Nas Escoliadas as escolas participavam com provas de teatro , música/dança , pintura , claque , etc . Comecei a fazer teatro e a cantar pelo colégio , durante os anos que estudei lá . As Escoliadas despertaram o bichinho das artes de espectáculo em mim .

 Há alguém ou alguma coisa que te tenha impulsionado para a tua entrada no mundo das artes?
Como já referi antes , esta paixão pelo mundo das artes foi impulsionada durante os anos que estudei no Colégio de Albergaria .

Sei que és muito orgulhosa nas tuas raízes naturais (aveirenses). Apresenta a tua “terra Natal” a alguém, descrevendo-a.
Aveiro é uma cidade linda . Não a vejo como minha terra natal , porque as minhas raízes estão em Mirandela . Para todos os efeitos sou mulher do Norte !

Andaste no Colégio de Albergaria. Que recordações, amizades, momentos guardas desses tempos (Conta o teu percurso no Colégio, as amizades, descreve-o se quiseres e se quiseres apresenta um momento que te marcou)?
Bem , naquele colégio tudo marca . Sejam professores sejam colegas . Não se pode classificar o Colégio de Albergaria como um colégio/escola normal . Ali dentro somos uma grande família . Tenho grandes recordações dos anos que estudei lá . Estavamos sempre envolvidos em projectos fora da escola , organizávamos festas e saraus brutais . Era fantástico . Alunos e professores trabalhavam em conjunto para diversas actividades e nunca estávamos parados ! Posso mesmo dizer que foram os melhores anos da minha vida .

O que te faz palpitar mais, artisticamente falando, a música/canto ou a representação?
Ainda que esteja a estudar representação , a música fala mais alto !



RAIO X de Mafalda Portela

Hobbies: Fazer desporto , ler , escrever , ir cinema e estar com os meus amigos .

Defeitos: Teimosa , preguiçosa .

Virtudes: Simpática e preocupada com os amigos .

Sonho de Vida: Viver no meio das minhas músicas !

Uma pessoa: Quatro pessoas , os meus pais e os meus irmãos .

Alcunha: Nana

Animal de Estimação: A minha cadela , chamada Mitra .

Programa de televisão favorito : Remédio Santo .

Curiosidade Pessoal: Adoro cremes corporais que cheirem muito bem .

Comida Favorita: Italiana , Indiana e Sushi .

Doce Favorito: A minha perdição é crepe de chocolate .

Praia ou campo? Praia .

Piscina ou mar? Mar .

Noite ou dia? Noite .

Televisão ou teatro? Teatro .