main
main

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Aqui a opinião tem lugar...

São às dezenas em Portugal! Um flash perfeito ou, simplesmente, o seu nome estampado nas revistas cor-de-rosa faz com que a sua vida tenha sentido. Que melhor descrição pode haver para caracterizar os famosos Portugueses que vivem para o ser, e que vivem porque o são? Uma simples olhada pela revista da semana é suficiente para que a questão não nos saia da cabeça: "Qualquer um pode ser famoso em Portugal?"

Esta semana dei por mim, numa das minhas insónias, frente-a-frente ao ecrã da televisão assistindo a uma das tipicas conversas monótonas protagonizada pelos concorrentes da "Casa dos Segredos": num total de 6, 4 afirmavam sem medo ver a "fama" como prémio máximo do concurso. Os outros dois? Pensavam-no em segredo, de certo! Para os que pouco ou nada se preocupam com a arte de fazer televisão, esta não passa de mais uma declaração de reality show, talvez até engraçada para servir de "Frase Feita". Porém, para pessoas como eu, que se preocupam com o futuro da (essa sim!) famosa "caixinha mágica", este não podia ser um presságio mais perigoso: se no tempo em que eramos crianças, a televisão era o local de trabalho de actores, jornalistas, repórteres e apresentadores, hoje funciona como "red carpet"! É a pequena caixa, que liga a sua casa ao mundo e vice-versa, que serve de trampolim para todos os que desejam, apenas e só, ser conhecidos...

Uma coisa é certa: o desejo da fama fácil é a maior prova do sucesso da comunicação social. O universo dos famosos parece-se com um dos picos mais altos do mundo: é demasiado tentador para não ser experimentado! Mas afinal, o que leva tantos jovens a idulatrar o mundo da comunicação? Estará para breve a mitificação das palavras "actor" e "apresentador"? Deixaremos de ver a televisão como um lugar de trabalho, para a encararmos como um mero hobby? Que futuro para os "famosos" do presente?

A resposta, essa, só o tempo nos dirá mas, verdade seja dita, um individuo só é famoso por um dos seguintes motivos: ou tem talento, ou nós, abutres da coscuvelhice, lhes demos valor sem sentido ou explicação! Sim porque, e volto a lembrar-vos, o mundo da televisão (incluindo todos os que por lá passam) parece um ser morto, mas a verdade é que está vivo e bem vivo! E o elixir já é bem famoso: somos nós próprios!