main
main

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Aqui é de séries que se fala!

Boa tarde e bem-vindo a mais um “Opinião em Série”!


A série de hoje apresenta-se assim:

“O facto de toda a trama se desenrolar num único episódio veio proporcionar aos autores, guionistas, realizadores e actores, uma nova criatividade ao nível de construção narrativa, diferentes concepções de realização e novas experimentações em termos de representação.”

… ou melhor, foi com estas palavras que a TVI a apresentou aos portugueses. Mas será CASOS DA VIDA tudo isto? Ou será ainda mais? Isso é o que vamos descobrir neste “Opinião em Série” especial que agora começa.

Da autoria da NBP (a agora Plural Entertainment), “Casos da Vida” segue o conhecido formato mini-série de género dramático, retratando em cada episódio histórias verídicas, que não são mais do que casos da vida real, como o próprio nome o indica.



Assim, partindo do princípio de que a vida inspira a ficção, a cada 90 minutos de emissão somos convidados a assistir a acontecimentos marcantes da sociedade actual. O assédio sexual no emprego, o maltrato dos idosos, a pedofilia ou a violência doméstica são algumas das tramas mais sonantes que conquistaram os portugueses de imediato.


Programada inicialmente para ter apenas 8 episódios, CdV acabou por ser alargada para 24 e não tardou em ganhar uma 2ª temporada com 13 novas narrativas. A razão para tanto “alargamento”? A garantia de sucesso comprovada a cada episódio: os mais de 10%rating e 45%share alcançados semanalmente justificaram a constante aposta num sempre-diferente e exímio leque de actores, autores e realizadores.

No entanto, nem tudo é “um mar de rosas”. Se por um lado, CdV soma elogios, por outro lado, são muitos aqueles que se insurgem contra esta ficção comprada ao “metro”. Os fracos cenários, as histórias secundárias sem sentido e a similitude entre as várias narrativas são os principais pontos fracos apontados.



Em jeito de conclusão: Casos da Vida é tudo isto. Casos da Vida é Rui Vilhena, Artur Ribeiro e José Fanha. Casos da Vida é Nicolau Breyner, Maria João Bastos e Diogo Amaral. Casos da Vida é Anjos de Serviço, Polaróides da Minha Avó e Longe Demais.

Casos da Vida é, simplesmente, um dos melhores trabalhos de ficção nacional dos últimos tempos!

E é tudo para esta semana. Espero por si na próxima.