main
main

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Aqui a opinião tem lugar...

São quase semanais na ficção Portuguesa e têm um impacto mediático enorme. Tanto que anos depois os videos desses momentos parecem imortalizar - se no TOP dos mais vistos do Youtube. O sexo e a sensualidade são dois dos pontos mais fortes e seguros da ficção nacional.

Longe de tabus e restrições, o sexo é um dos actos mais normais de qualquer ser vivo. Porém, nos últimos anos, passou a ser o prato do dia nas novelas dos três principais canais. O crescente desinteresse da massa masculina pelo produto "novela" terá sido um dos principais motivos pelo qual a sensualidade passou a ter mais abertura e destaque na ficção.


A cena de sexo entre as personagens de Pedro Barroso e Sofia Ribeiro, na novela "Meu Amor" já atingiu picos enormissimos de visualizações, bem como todos os da novela "Jura" da SIC. Cada vez mais o púbico Português exige uma quebra de tabus e se retém perante o estereótipo de sensualidade. Razão pela qual, há vários anos, se tem dado maior valor ao aspecto fisico do que ao próprio talento podendo afirmar mesmo que vivemos na era da "imagem" onde esta tem maior poder e influência sobre tudo o resto.

A questão que se coloca é se o uso da sensualidade e da sexualidade não estará a romper algumas barreiras e a banalizar o sentido e importância das palavras. Qualquer criança que veja televisão diariamente, ouvirá dezenas de vezes falar de sexo e será constantemente bombardeada com imagens, que há uns tempos se apelidariam de "eróticas". É verdade que vivemos um novo tempo e que há muito a sociedade percebeu que o sexo não é tabu e que deve ser explicado ás crianças desde muito cedo. Porém estamos a falar de produtos que passam em horário nobre, tantas vezes com o simbolo "programa para toda a familia" e que poderão acabar por tornar constrangedor o ambiente vivido na sala de estar. Não quero com isto dizer que desdramatizar o sexo seja algo negativo, longe disso...Mas também ninguém pede que se extenda a todos, a qualquer idade, e de qualquer forma. Até porque, por vezes de educativo nada parece ter.

Uma coisa é certa: um belo corpo e uma cena de sexo melhor elaborada acaba por ser o tónico para muitos aqueles que nem apreciam o que de bom se faz na ficção Portuguesa.