main
main

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

"O formato Assassinato está desgastado" (Análise MAIS TVI)

A frase é de Rui Vilhena quando confrontado com o teor da sua proxima novela para a TVI "Bem - me Quer".

O que é certo é que a citação não é todo pouco fundamentada ou irreal.

Ora repare - se:

Em "Ninguem Como Tu", Rui Vilhena parou o país com a morte de António Paiva Calado. Durante quase 4 meses o tempo ou até o futebol foram deixados de parte nas conversas. As frases"Viste o jogo? Hoje tá frio!" foram substituidas (nas conversas e discussões) por "Quem matou o António?".

Em "Mundo Meu" a mesma ideia foi abordada embora o mistério tenha durado apenas umas semaninhas e o assassino foi descoberto muito antes do final da novela, tal como aconteceu em "Fala - me de Amor".


Mas o tema estava longe de ser esquecido e em "Fascinios" António Bandeira insere a frase "Quem matou Óscar". Fazendo lembrar a morte de António o segredo foi - se mantendo mas as fugas de informação levaram o autor a alterar o nome dos assassinos revelados no ultimo episódio.

Não bastou muito para que em "Flor do Mar" Ana Maria fosse assassinada e um leque de 10 suspeitos se tornou imagem da novela. Também nos primeiros 15 minutos do ultimo episódio os telespectadores da TVI descobriram a assassina.

Bem mais recente e ainda em mistério está a morte de Fernando em "Deixa Que Te Leve" porém o interesse pelo assunto está bastante longe daquele que "Ninguem Como Tu" alcançou e parece que a Casa da Criação o percebeu não dando grande realçe a esse mistério.


Parece que Rui Vilhena é o unico que ainda tem imaginação para criar os grandes mistérios da ficção nacional. Veja por exemplo a frase "Quem é o tubarão?" ou "Qual o segredo do anexo?". Um autentico sucesso e jamais esquecidos não acha?



["Ninguem Como Tu" 2005 - "Quem Matou António?]



TEMPO DE ANTENA
Qual a sua opinião?