main
main

sábado, 31 de outubro de 2009

"Entre Linhas...SENTIMENTOS"

"SENTIMENTOS" - a mais recente novela da autoria de Tozé Martinho estreou a 22 de Junho deste ano e terá sido promovido durante meses com o nome provisório de "Correntes".
O regresso de Joana Solnado, Diogo Amaral e Margarida Vila Nova ao elenco principal de uma telenovela, e o misterioso mundo de Macau e da Tailândia, despertaram o interesse dos telespectadores em ver a estreia da produção.
O que é certo é que aos poucos "Sentimentos" foi perdendo o brilho e, embora vencedora no horário, não tem apresentado os valores esperados.

Eis o ponto que impulsionou o meu debruçamento sobre o assunto. Porque é que a sucessora de "Olhos nos Olhos" não apresentou valores identicos ás outras produções de Tozé Martinho como é o caso de "A Outra"? Pois bem aqui fica o resultado da minha pesquisa:

1º) A novela estreou no horário das 22h30, o que nunca terá acontecido a outra novela. Embora não sendo a forma mais apropriada de promover uma produção, a TVI tem colocado sempre as novas novelas no horário das 21h15 e á medida que outras produções surgem, "empurram" a mesma para o horario seguinte...Já "Sentimentos" teve um caminho diferente tendo - se sempre mantido como a 2ª novela da noite, não podendo portanto "recrutar" os espectadores pós - jornal nacional!

2º) Tozé Martinho agiu de uma forma bastante diferente na escrita desta história. Sobretudo porque se limitou a um tema, abordando - o de uma forma fantástica, porém terá se esquecido de desenvolver o restante elenco. A história da pena de morte parecia muito bem conseguida e Jani Zhao era um talento que estava a dar que falar, porém o autor de "A Outra" deixou prolongar o assunto até á exaustão. Isto conduziu a novela a uma monotonia perfeita. Para além de Thai, o exemplo de Diogo (interpretado por Diogo Amaral) também se deixou esmorecer.

3º) Embora o elenco seja fantástico tem se notado uma falta de brilho enorme em certos actores que teriam capacidades para muitissimo melhor. Onde esta a garra de Margarida Vila Nova? Ou o sentimentalismo de Rita Salema? O elenco de uma produção como esta não pode ser entregue na forma mais basica de "pim pam pum", mas por selecção de qualidades artisticas. Porque não aproveitar a furia de Margarida Vila Nova para realizar uma grande vilã como era Maria Laurinda em "Tempo de Viver"?

4º) É a primeira vez que se vê uma personagem principal com um papel tão basico...A qualidade e talento de Joana Solnado jamais podem sobressair com uma personagem tão triste, monótona e sem brilho. De certo que Tozé Martinho não estava no seu melhor aquando da realização de "Leonor".

5º) Desde o tempo de Rui Vilhena que muitos autores introduziram nas suas histórias inumeros mistérios que levavam o espectador a ficar "colado" ao ecrã. Tozé Martinho também não quis ficar atrás e escolheu o mistério do Quadros para a sua mais recente produção. O que é certo é que nenhum de nós terá achado motivador este segredo. Será falta de imaginação? Ou então, a técnica infalivel de Rui Vilhena já nao resulta (tal como foi posta em causa aquando de "Olhos nos Olhos".


Bem, não sei se terei chegado à conclusão mais acertada, porém foi uma tentativa de explicar o (in) sucesso de "Sentimentos". Por enquanto a historia de Thai vai continuar a (tentar) encantar - nos sempre com muitos sentimentos á mistura.

Para a semana não perca a nova edição de "Entre Linhas" com um novo tema e novas leituras para fazer...

O que achou da rubrica desta semana?